sábado, 29 de agosto de 2009

Postura politica e educação

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A postura política ideológica de cada profissional como determinante da qualidade da educação.

Tenho lido e ficado preocupada com os efeitos de material jornalístico nada imparcial, pelo contrário, material, escrito sob a ótica ideológica dos detentores do poder, com o claro intuito de persuadir a população de que a “Educação vai mal e a culpa é dos professores” ou de que. “O Sindicato dos professores age no plano das reivindicações coorporativas” ou ainda,”..tanto faz o que se diga que o Sindicato será do contra”.Resolvi escrever, esclarecendo alguns pontos, visando colaborar para que o cidadão que lê esses escritos não seja compelido a comprar como verdadeiras,idéias unilaterais.

Qualquer profissional da educação deve ter na sua formação um embasamento teórico, que se consegue através do estudo das obras dos pensadores e teóricos em educação das várias escolas do pensamento. Esse embasamento teórico norteará sua ação pedagógica. Ele está na essência da ação de qualquer profissional em qualquer área de conhecimento. É esse embasamento que fará com que seu fazer pedagógico,sua ação, seja para a construção e ampliação de possibilidades do indivíduo ou a manutenção do estado de coisas com quem se trabalha. É o que chamamos de postura política ideológica.Postura política que não deve ser entendida como política partidária.

Professores politicamente comprometidos com seus alunos e a sua comunidade escolar sabem, e por isso lutam, para que a educação seja uma construção coletiva, onde os envolvidos no processo interagem para ampliarem suas estruturas de conhecimento e superarem seus limites, onde todos os envolvidos são agentes e não pacientes , como se supõem, em planificações em que a comunidade escolar não é ouvida onde planos são elaborados para atender os interesses de outrem que não os alunos e sua comunidade.

Esta postura política, comprometida com os interesses da comunidade escolar, também é um processo que cada profissional vai construindo e é fator determinante na orientação da aprendizagem de nossos alunos com maior ou menor qualidade dependendo da ótica que se vê, assim como também o é na nossa militância dentro de nossa organização sindical por melhores condições de trabalho.

O que posso afirmar, com certeza, que não existem profissionais que não tenham postura política ideológica, que estejam como se diz, neutros, popularmente, “em cima do muro”, não, pois, o mais forte compra o muro e o compra junto. O que pode acontecer,é que existam profissionais construindo sua postura política ideológica,que ainda não tem bem claro o que é ser profissional libertador de seus alunos e por isso muitas vezes reproduz a educação bancária.

Os profissionais acusados como serem “ do contra”,”corporativistas” são sim profissionais que lutam,vociferam aos megafones,sim, já fizeram sua opção e sabem do lado que devem estar e por quem devem lutar e principalmente porquê sabem uma premissa básica da educação:A melhor educação é a educação do exemplo!

Profª Cleusa Werner/diretoria do 20º núcleo do CPERS

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Assembléia de 04/09/09

Colegas professores e funcionários-

Colegas professores e funcionários-

20º Núcleo do CPERS/Sindicato.


Solicitamos o representante do grupo escolar na Assembléia regional do próximo dia 03/09/09, pois precisamos discutir e deliberar, levando a posição de nosso núcleo, sobre os rumos de nossa luta e seu financiamento (possibilidade de chamada extra);

Também é muito importante a participação de todas as escolas na Assembléia Geral que será no

Tesourinha em Porto alegre às 14 horas do dia 04/09/09.

Disponibilizaremos um ônibus (gratuito),se houver lotação completa, até o dia 02/09/09.Favor confirmar por telefone(3476 2656) até às 10 horas do dia 02/09/09.

Com o objetivo de melhorar nossa comunicação criamos um blog do 20º Núcleo.Ele será mais uma ferramenta de nossa organização.Por favor repassem a todos os colegas para que acessem:


http://CPERS-20nucleo.blogspot.com


Na esperança de que todos se conscientizem de que precisamos nos unir pelo que nos é comum, esperamos a todos para fortalecer ainda mais a nossa luta!

Um abraço, Cleusa Werner-Diretora

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Torturadores de Crianças

Torturadores de Crianças!
Quem são?

Pois, durante o protesto dos professores em frente à casa da governadora no último dia 16, a chefe do executivo, que tem seu governo acuado por um mar de denúncias de corrupção, perdeu totalmente o equilíbrio e partiu para acusações às lideranças dos trabalhadores em educação, que além de ridículas, são também irônicas...
Como a chefe de executivo que coloca crianças a estudar em Escolas de Lata pode ter a coragem de chamar alguém de ”torturadores de crianças”? E dar essa denominação, logo aos antagônicos da atitude de colocar alunos em cointêiners como se esses fossem mercadorias?
Como um governo que inventou a enturmação, a Escola de Lata, bibliotecas fechadas, ressuscitou a multisseriação, tem a coragem de chamar os que defendem a educação de qualidade, de tal denominação?
Não estaria a governadora tentando colocar em outros o chapéu que lhe cabe perfeitamente na cabeça? Um governo que só trouxe prejuízos à educação não tem moral para fazer acusações desse calibre. Falta-lhe bom senso e auto-crítica.
Um governo que em 30 meses de gestão, a única coisa que tem a comemorar é seu falso déficit Zero, não pode apontar o dedo a ninguém.
Agora que a sociedade gaúcha começa a entender que seu pseudo déficit Zero foi obtido através dos déficits de investimento em educação, saúde e segurança, o governo do Estado acuado, cercado por todos os lados, parte à atitudes de desespero..
Ficou mais vez evidenciada no episódio do protesto, acima mencionado, que o choque de gestão do Governo YEDA tem como respaldo a polícia de idêntico nome, que corajosamente enfrenta manifestantes desarmados, sendo a maioria mulheres. Melancólico exemplo de autoridade.. .
O que o autoritário e truculento Governo YEDA tem que se aperceber, que essa categoria não se acovarda nem se intimida e que para nós não existe luta perdida, pois como alguém já disse, luta perdida é aquela que nós abandonamos. E os educadores jamais abandonarão à luta pela sua dignidade, não existindo bombas, balas de borracha, polícia de choque que os faça capitular.
Assim, não adianta cenas teatrais, cartazes caluniosos, pois a sociedade gaúcha já sabe que o malabarismo construído através do jogo de números por esse governo para maquiar o embuste do déficit Zero, baseia-se numa equação matemática, cuja principal variável termina subtraindo dos que mais necessitam. Analogamente, ao malabarismo dos números na nova forma de enganar, a ginástica de palavras do governo também não ilude mais ninguém.
Entretanto, os sul-rio-grandenses entendem que acusações do tipo “torturadores de crianças” partem de um governo em situação terminal, que devido ao delírio de sua enfermidade, tenta projetar nos educadores a sua imagem, evidenciando claramente quem são os verdadeiros algozes da sociedade. A quem esse governo ainda acha que engana?

Siden Francesch do Amaral
Diretor do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato e Representante 1/1000

Diretoria 20 Núcleo

DIREÇÃO DO 20º NÚCLEO DO CPERS/SINDICATO

DIRETOR(A) GERAL - CLEUSA MARGARETE WERNER

VICE-DIRETORA - MARGARETE SIMON FERRETI

SECRETÁRIA - AUREA BEATRIZ MARTINS

TESOUREIRA - DULCE SALETE BERGONCI

DIRETORES MIRCA FATIMA SIMIONI
ANDRÉ LUIS MACHADO ALVES
CRISTINA COLARES PEREIRA
MARIA INES MARTINI

Assembléias

Colegas professores e funcionários das Escolas Públicas - 20º Núcleo do CPERS/Sindicato.

APESAR DA FALTA DE CONDIÇÕES MORAIS, DENÚNCIAS DE ENVOLVIMENTO NA CORRUPÇÃO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, O GOVERNO DO ESTADO INSISTE EM MANDAR À ASSEMBLÉIA A PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DE NOSSAS CARREIRAS.
O OBJETIVO É CUMPRIR OS ACORDOS COM O BANCO MUNDIAL.

PRECISAMOS ESTAR ALERTAS!

*ASSEMBLÉIA REGIONAL DIA 03/09/2009 ÀS 14 HORAS NA SEDE DO NÚCLEO;
*ASSEMBLÉIA GERAL DIA 04/09/2009 NO TESOURINHA.