sábado, 29 de agosto de 2009

Postura politica e educação

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A postura política ideológica de cada profissional como determinante da qualidade da educação.

Tenho lido e ficado preocupada com os efeitos de material jornalístico nada imparcial, pelo contrário, material, escrito sob a ótica ideológica dos detentores do poder, com o claro intuito de persuadir a população de que a “Educação vai mal e a culpa é dos professores” ou de que. “O Sindicato dos professores age no plano das reivindicações coorporativas” ou ainda,”..tanto faz o que se diga que o Sindicato será do contra”.Resolvi escrever, esclarecendo alguns pontos, visando colaborar para que o cidadão que lê esses escritos não seja compelido a comprar como verdadeiras,idéias unilaterais.

Qualquer profissional da educação deve ter na sua formação um embasamento teórico, que se consegue através do estudo das obras dos pensadores e teóricos em educação das várias escolas do pensamento. Esse embasamento teórico norteará sua ação pedagógica. Ele está na essência da ação de qualquer profissional em qualquer área de conhecimento. É esse embasamento que fará com que seu fazer pedagógico,sua ação, seja para a construção e ampliação de possibilidades do indivíduo ou a manutenção do estado de coisas com quem se trabalha. É o que chamamos de postura política ideológica.Postura política que não deve ser entendida como política partidária.

Professores politicamente comprometidos com seus alunos e a sua comunidade escolar sabem, e por isso lutam, para que a educação seja uma construção coletiva, onde os envolvidos no processo interagem para ampliarem suas estruturas de conhecimento e superarem seus limites, onde todos os envolvidos são agentes e não pacientes , como se supõem, em planificações em que a comunidade escolar não é ouvida onde planos são elaborados para atender os interesses de outrem que não os alunos e sua comunidade.

Esta postura política, comprometida com os interesses da comunidade escolar, também é um processo que cada profissional vai construindo e é fator determinante na orientação da aprendizagem de nossos alunos com maior ou menor qualidade dependendo da ótica que se vê, assim como também o é na nossa militância dentro de nossa organização sindical por melhores condições de trabalho.

O que posso afirmar, com certeza, que não existem profissionais que não tenham postura política ideológica, que estejam como se diz, neutros, popularmente, “em cima do muro”, não, pois, o mais forte compra o muro e o compra junto. O que pode acontecer,é que existam profissionais construindo sua postura política ideológica,que ainda não tem bem claro o que é ser profissional libertador de seus alunos e por isso muitas vezes reproduz a educação bancária.

Os profissionais acusados como serem “ do contra”,”corporativistas” são sim profissionais que lutam,vociferam aos megafones,sim, já fizeram sua opção e sabem do lado que devem estar e por quem devem lutar e principalmente porquê sabem uma premissa básica da educação:A melhor educação é a educação do exemplo!

Profª Cleusa Werner/diretoria do 20º núcleo do CPERS

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