segunda-feira, 15 de abril de 2013

Confirmado primeiro caso de gripe A do ano em Porto Alegre

Vítima é uma mulher de 26 anos que integra grupo de risco


No dia em que teve início a campanha nacional de vacinação contra a gripe em todo o País, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre confirmou o primeiro caso de H1N1 – a gripe A – em 2013. A informação foi anunciada pelo secretário adjunto da pasta, Jorge Osório, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira. 


De acordo com a SMS, a paciente – que está internada em Porto Alegre – é uma mulher de 26 anos e integra o grupo de risco por ser doente crônica. Outros 57 casos suspeitos da doença estão sendo investigados no município. 

Integrantes dos grupos prioritários – gestantes; idosos com mais de 60 anos; crianças entre 6 meses e 2 anos; profissionais de saúde; índios; população carcerária; e doentes crônicos – devem se vacinar. Mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) também devem ser imunizadas. 

A campanha segue até o dia 26 de abril. No próximo sábado, todos os postos de saúde vão funcionar para um dia de mobilização. A vacina protege contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B. O Rio Grande do Sul recebeu 3,1 milhões de doses - 50% superior ao que foi distribuído no início da campanha do ano passado.

Conforme Osório, a vacina que será aplicada em 2013 foi atualizada com os vírus que atingiram moradores do hemisfério Norte no último inverno. Ela diminui entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e em 39% a 75% o índice de mortes. Se analisar apenas os idosos, o risco de pneumonia cai em 60% e o de mortes, 68%. O secretário adjunto da Capital salientou que o objetivo neste ano é ampliar a vacinação em idosos que, no ano passado, não chegou a 70% do público-alvo.

Em Porto Alegre, a população pode buscar a vacinação nas 55 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e 88 Unidades de Estratégia de Saúde da Família (USFs), com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário