quarta-feira, 10 de abril de 2013


Professores municipais realizam operação tartaruga em Santa Maria.


Em assembleia da categoria ainda no dia 5 de abril, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) definiu uma nova mobilização. Na reunião com representantes da prefeitura na semana passada, o Sinprosm foi comunicado de que o executivo não teria condições de cumprir com as exigências de reposição salarial de 9,97% retroativa a janeiro desse ano, nem de oferecer o aumento do auxílio alimentação. Na ocasião, 90% das escolas da cidade estava paralisada em sinal de protesto. Em resposta, o Sinprosm decidiu realizar períodos reduzidos nas escolas e boicotar as atividades propostas pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd) a partir da última terça-feira até que a Prefeitura formalize uma proposta de pagamento do Piso Nacional do Magistério. Conforme a coordenadora do Sinprosm, Martha Najar, a maioria das escolas aderiu à chamada Operação Tartaruga.
Uma nova reunião entre o Sindicato e a prefeitura deve acontecer no fim do mês - não há data definida, apenas a garantia de que será após o fechamento do quadrimestre financeiro do município. Até lá, os professores seguem mobilizados. Para os dias 23, 24 e 25 de abril, o Sinprosm vai realizar uma vigília na Praça Saldanha Marinho, sendo que no dia 23 a categoria ocupa a Tribuna Livre da Câmara dos Vereadores à tarde em busca de apoio dos membros da casa.
Nos mesmos dias, o CPERS-Sindicato também estará mobilizado em ato público em Porto Alegre. As vigílias nos núcleos locais serão no dia 24. Amanhã, as escolas estaduais também terão período reduzido para discussão das reivindicações em nível estadual. Ambas as ações, dos dois sindicatos, estão ligadas à mobilização da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
Fonte: Rádio Gaúcha Sta Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário