terça-feira, 7 de maio de 2013

Falta professor de matemática na Planalto Canoense

Setenta alunos estão sem a disciplina há 36 dias


Canoas  - A uma semana do Dia das Mães a troca de abraços foi mesmo no prédio de uma escola. No bairro Olaria, a comunidade promoveu o gesto coletivo na última sexta-feira para cobrar melhores condições de ensino. De acordo com a direção da escola estadual Planalto Canoense, há 36 dias 70 alunos do 7º ano do Fundamental estão sem professor de matemática.
A 27ª Coordenadoria Regional de Educação já recebeu uma carta aberta com as reivindicações no último dia 29 de abril, e não teria realizado a substituição. Segundo a diretora do estabelecimento, Maria Dioraci Aguirre Ramos, houve promessa de que, na última quinta-feira, o problema estaria resolvido. 

“Não mudou nada. Ou os alunos vêm mais tarde ou saem mais cedo.” A alternativa seria o supervisor assumir provisoriamente as funções. “Ocorre que a supervisora cumpre licença-prêmio, pois vai se exonerar das 20 horas.”

Sem bibliotecário
A titular de matemática também está em licença (desde março), porque vai se aposentar. “Avisamos o Estado no início do ano sobre a situação, mas não houve contratação de um substituto.” Faltaria ainda bibliotecário e o local dispõe de apenas uma servente para atender 420 alunos. “Em março, não tínhamos professor de português, só veio 45 dias depois”, relata. O número de vagas do bairro Estância Velha também é considerado baixo. “Tivemos que improvisar duas turmas e isso afeta a parte pedagógica.”

Recursos humanos
“Trabalhamos em rede no Estado com o Programa de Gerenciamento de Recursos Humanos (PGRH), diz Beatriz Ritter.A ferramenta posibilita o controle sobre quem é contratado, exonerado ou está afastado por algum motivo. “Sem o registro destas informações a contratação fica dificultada.”

O que diz
A coordenadora regional-adjunta, professora Beatriz Carvalho Ritter, afirma que nesta segunda-feira (6) três professores de matemática – que atuam em bibliotecas – foram chamados na CRE para serem remanejados (um deles para a Planalto Canoense).“Estamos também abrindo contratação para Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul para física e matemática”, observa.

Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário