
VAMOS TRANSFORMAR NOSSA INDIGNAÇÃO EM REBELDIA, MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO.
domingo, 25 de outubro de 2009
sábado, 10 de outubro de 2009
Eleição de Diretores.
ELEIÇÃO DE DIRETORES
Neste mês de outubro, além de comemorarmos o Dia do Professor e do Funcionário Público, teremos a realização de mais um processo de Eleição de Diretores nas Escolas Estaduais.
É importante lembrar que a Eleição de Diretores, uma das principais conquistas dos trabalhadores em educação, foi conseguida através de uma luta que vem de longa data.Já em 1979, aparece na pauta de reivindicações, por ocasião da primeira greve do magistério gaúcho, mas somente em 1985, depois de uma paralisação de 60 dias, a categoria conquistou a eleição através de lista tríplice que, apesar de não ser o ideal, trouxe para dentro das escolas, a oportunidade de discussão, o que contribuiu para o avanço da gestão democrática.
A mobilização da categoria, através do CPERS, durante o processo constituinte, obteve conquistas importantes para os educadores. Na Constituição Federal de 1988, Art. 206, inciso VI: “gestão democrática do ensino público, na forma da lei”. Na Constituição Estadual de 1989, o Art. 197, inciso VI, estabelece “gestão democrática do ensino público” e o art. 213 ficou com a redação: “As escolas públicas contarão com Conselhos Escolares constituídos pela direção da escola e representantes dos segmentos da comunidade escolar, na forma da lei” e, no parágrafo primeiro: “Os diretores serão escolhidos, mediante eleição direta e uninominal, pela comunidade escolar, na forma da lei”.
Apesar destas importantes conquistas, somente em 1991, o governo encaminhou para a Assembléia Legislativa, os projetos que resultaram nas Leis 9.232/91 e 9.233/91, que dispunham, respectivamente sobre Conselhos Escolares e Eleição de Diretores, esta última sofreu um pedido de inconstitucionalidade pelo governo que assumiu em março de 1991, e os diretores voltaram a ser nomeados. Somente em 1995, os educadores reconquistaram o direito de elegê-los diretamente.
Foi, portanto, necessária uma luta de quase 20 anos, para que a comunidade escolar pudesse escolher o seu diretor. Desde a primeira eleição, o processo vem acontecendo nas escolas e, em muitos casos, tem evoluído muito se constituindo em verdadeiras aulas de cidadania, mas em outras, infelizmente, o processo deixa muito a desejar observando-se, de um lado, práticas de aliciamento de votos, mediante promessas de vantagens e favorecimento pessoal; de outro, uma completa ausência de propostas e falta de oportunidade de debates entre os candidatos.Em não raros casos, criam-se rivalidades entre os grupos de apoio aos concorrentes, estabelecendo-se um clima muito ruim, fazendo com que,aqueles que perderam a eleição, não tenham mais condições de permanecer na Escola.
É lamentável que um direito conquistado a duras penas seja usado por alguns, de maneira tão deturpada. No entanto, estas atitudes não são conseqüências do processo eleitoral, mas remanescentes de uma cultura autoritária e clientelista, que só a prática democrática e o exercício da cidadania, podem transpor.
É preciso qualificar e democratizar o processo. Os candidatos à eleição devem estar preparados e alicerçados num projeto político-adminsitrativo-pedagógico capaz de responder aos anseios da comunidade escolar e caracterizado pelo compromisso da futura direção da escola com esta comunidade e o seu claro engajamento na luta em defesa da educação pública de qualidade.
A eleição deve se constituir numa oportunidade, para todos os segmentos da comunidade escolar, de vivenciarem um processo educativo, ético, participativo e de contribuir com o desenvolvimento da consciência política de todos os envolvidos. Esperamos que todas as escolas caminhem neste sentido.
Profa. Marina Lima Leal - outubro 2009
domingo, 4 de outubro de 2009
sábado, 19 de setembro de 2009
Assessoria Jurídica de setembro
Informamos aos associados que a Assessoria Jurídica do Sindicato, estará na sede
do 20º Núcleo, sita à rua Gonçalves Dias, 67 - sala 404 (4º andar), em Canoas, dia
23/09/09, das 13h30min às 16h30min, para dirimir dúvidas referente questões
jurídicas e processuais dos associados.
O atendimento será por ordem de chegada.
20º Núcleo-CPERS/Sindicato
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Nesta Terça vamos lotar o Plenarinho
sábado, 29 de agosto de 2009
Postura politica e educação
A postura política ideológica de cada profissional como determinante da qualidade da educação.
Tenho lido e ficado preocupada com os efeitos de material jornalístico nada imparcial, pelo contrário, material, escrito sob a ótica ideológica dos detentores do poder, com o claro intuito de persuadir a população de que a “Educação vai mal e a culpa é dos professores” ou de que. “O Sindicato dos professores age no plano das reivindicações coorporativas” ou ainda,”..tanto faz o que se diga que o Sindicato será do contra”.Resolvi escrever, esclarecendo alguns pontos, visando colaborar para que o cidadão que lê esses escritos não seja compelido a comprar como verdadeiras,idéias unilaterais.
Qualquer profissional da educação deve ter na sua formação um embasamento teórico, que se consegue através do estudo das obras dos pensadores e teóricos em educação das várias escolas do pensamento. Esse embasamento teórico norteará sua ação pedagógica. Ele está na essência da ação de qualquer profissional em qualquer área de conhecimento. É esse embasamento que fará com que seu fazer pedagógico,sua ação, seja para a construção e ampliação de possibilidades do indivíduo ou a manutenção do estado de coisas com quem se trabalha. É o que chamamos de postura política ideológica.Postura política que não deve ser entendida como política partidária.
Professores politicamente comprometidos com seus alunos e a sua comunidade escolar sabem, e por isso lutam, para que a educação seja uma construção coletiva, onde os envolvidos no processo interagem para ampliarem suas estruturas de conhecimento e superarem seus limites, onde todos os envolvidos são agentes e não pacientes , como se supõem, em planificações em que a comunidade escolar não é ouvida onde planos são elaborados para atender os interesses de outrem que não os alunos e sua comunidade.
Esta postura política, comprometida com os interesses da comunidade escolar, também é um processo que cada profissional vai construindo e é fator determinante na orientação da aprendizagem de nossos alunos com maior ou menor qualidade dependendo da ótica que se vê, assim como também o é na nossa militância dentro de nossa organização sindical por melhores condições de trabalho.
O que posso afirmar, com certeza, que não existem profissionais que não tenham postura política ideológica, que estejam como se diz, neutros, popularmente, “em cima do muro”, não, pois, o mais forte compra o muro e o compra junto. O que pode acontecer,é que existam profissionais construindo sua postura política ideológica,que ainda não tem bem claro o que é ser profissional libertador de seus alunos e por isso muitas vezes reproduz a educação bancária.
Os profissionais acusados como serem “ do contra”,”corporativistas” são sim profissionais que lutam,vociferam aos megafones,sim, já fizeram sua opção e sabem do lado que devem estar e por quem devem lutar e principalmente porquê sabem uma premissa básica da educação:A melhor educação é a educação do exemplo!
Profª Cleusa Werner/diretoria do 20º núcleo do CPERS
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Assembléia de 04/09/09
Colegas professores e funcionários-
20º Núcleo do CPERS/Sindicato.
Solicitamos o representante do grupo escolar na Assembléia regional do próximo dia 03/09/09, pois precisamos discutir e deliberar, levando a posição de nosso núcleo, sobre os rumos de nossa luta e seu financiamento (possibilidade de chamada extra);
Também é muito importante a participação de todas as escolas na Assembléia Geral que será no
Tesourinha em Porto alegre às 14 horas do dia 04/09/09.
Disponibilizaremos um ônibus (gratuito),se houver lotação completa, até o dia 02/09/09.Favor confirmar por telefone(3476 2656) até às 10 horas do dia 02/09/09.
Com o objetivo de melhorar nossa comunicação criamos um blog do 20º Núcleo.Ele será mais uma ferramenta de nossa organização.Por favor repassem a todos os colegas para que acessem:
http://CPERS-20nucleo.blogspot.com
Na esperança de que todos se conscientizem de que precisamos nos unir pelo que nos é comum, esperamos a todos para fortalecer ainda mais a nossa luta!
Um abraço, Cleusa Werner-Diretora
terça-feira, 25 de agosto de 2009
Torturadores de Crianças
Quem são?
Pois, durante o protesto dos professores em frente à casa da governadora no último dia 16, a chefe do executivo, que tem seu governo acuado por um mar de denúncias de corrupção, perdeu totalmente o equilíbrio e partiu para acusações às lideranças dos trabalhadores em educação, que além de ridículas, são também irônicas...
Como a chefe de executivo que coloca crianças a estudar em Escolas de Lata pode ter a coragem de chamar alguém de ”torturadores de crianças”? E dar essa denominação, logo aos antagônicos da atitude de colocar alunos em cointêiners como se esses fossem mercadorias?
Como um governo que inventou a enturmação, a Escola de Lata, bibliotecas fechadas, ressuscitou a multisseriação, tem a coragem de chamar os que defendem a educação de qualidade, de tal denominação?
Não estaria a governadora tentando colocar em outros o chapéu que lhe cabe perfeitamente na cabeça? Um governo que só trouxe prejuízos à educação não tem moral para fazer acusações desse calibre. Falta-lhe bom senso e auto-crítica.
Um governo que em 30 meses de gestão, a única coisa que tem a comemorar é seu falso déficit Zero, não pode apontar o dedo a ninguém.
Agora que a sociedade gaúcha começa a entender que seu pseudo déficit Zero foi obtido através dos déficits de investimento em educação, saúde e segurança, o governo do Estado acuado, cercado por todos os lados, parte à atitudes de desespero..
Ficou mais vez evidenciada no episódio do protesto, acima mencionado, que o choque de gestão do Governo YEDA tem como respaldo a polícia de idêntico nome, que corajosamente enfrenta manifestantes desarmados, sendo a maioria mulheres. Melancólico exemplo de autoridade.. .
O que o autoritário e truculento Governo YEDA tem que se aperceber, que essa categoria não se acovarda nem se intimida e que para nós não existe luta perdida, pois como alguém já disse, luta perdida é aquela que nós abandonamos. E os educadores jamais abandonarão à luta pela sua dignidade, não existindo bombas, balas de borracha, polícia de choque que os faça capitular.
Assim, não adianta cenas teatrais, cartazes caluniosos, pois a sociedade gaúcha já sabe que o malabarismo construído através do jogo de números por esse governo para maquiar o embuste do déficit Zero, baseia-se numa equação matemática, cuja principal variável termina subtraindo dos que mais necessitam. Analogamente, ao malabarismo dos números na nova forma de enganar, a ginástica de palavras do governo também não ilude mais ninguém.
Entretanto, os sul-rio-grandenses entendem que acusações do tipo “torturadores de crianças” partem de um governo em situação terminal, que devido ao delírio de sua enfermidade, tenta projetar nos educadores a sua imagem, evidenciando claramente quem são os verdadeiros algozes da sociedade. A quem esse governo ainda acha que engana?
Siden Francesch do Amaral
Diretor do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato e Representante 1/1000
Diretoria 20 Núcleo
DIRETOR(A) GERAL - CLEUSA MARGARETE WERNER
VICE-DIRETORA - MARGARETE SIMON FERRETI
SECRETÁRIA - AUREA BEATRIZ MARTINS
TESOUREIRA - DULCE SALETE BERGONCI
DIRETORES MIRCA FATIMA SIMIONI
ANDRÉ LUIS MACHADO ALVES
CRISTINA COLARES PEREIRA
MARIA INES MARTINI
Assembléias
APESAR DA FALTA DE CONDIÇÕES MORAIS, DENÚNCIAS DE ENVOLVIMENTO NA CORRUPÇÃO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, O GOVERNO DO ESTADO INSISTE EM MANDAR À ASSEMBLÉIA A PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DE NOSSAS CARREIRAS.
O OBJETIVO É CUMPRIR OS ACORDOS COM O BANCO MUNDIAL.
PRECISAMOS ESTAR ALERTAS!
*ASSEMBLÉIA REGIONAL DIA 03/09/2009 ÀS 14 HORAS NA SEDE DO NÚCLEO;
*ASSEMBLÉIA GERAL DIA 04/09/2009 NO TESOURINHA.