quinta-feira, 22 de abril de 2010

Aniversário do CPERS/SINDICATO

CPERS/SINDICATO: 65 ANOS DE HISTÓRIA
No dia 21 de abril de 1945, nascia o Centro de Professores Primários Estaduais, que se transformaria mais tarde no maior Sindicato do Rio Grande do Sul e segundo maior do Brasil e América Latina, com mais de 85 mil filiados.
No ano em que a 2ª Guerra Mundial terminou, um grupo de professores, liderados por Clélia Argolo Ferrão, reuniu-se na Sociedade Espanhola, em Porto Alegre e criou o Centro de Professores Primários Estaduais (CPPE), que vinha sendo idealizado há bastante tempo, com discussões feitas nas escolas, especialmente na Escola Presidente Roosevelt.
As primeiras reivindicações dos fundadores foram, a possibilidade de ingresso das professoras e professores normalistas nas Faculdades de Filosofia, hoje, Faculdades de Educação e reajustes salariais.
Em 1973, o CPPE se transformou no Centro dos Professores do Rio Grande do Sul (CPERS), integrando aos professores primários, os demais, que atuavam nos ensinos fundamental e médio. Um ano depois conquistou para a categoria, o Plano de Carreira, que vem sofrendo ameaças, principalmente do atual governo do estado.
Apesar de atuar como um sindicato, desde a sua criação, defendendo: melhoria salarial, plano de carreira, aposentadoria especial, o CPERS não podia constituir-se como tal porque, pela Consolidação das Leis Trabalhistas, criada dois anos antes por Getúlio Vargas, os servidores do Estado não podiam se organizar em sindicatos.
No decorrer de sua história, o CPERS vinculou-se às lutas mais gerais da sociedade e percebeu a importância de lutar ao lado dos outros trabalhadores, especialmente os funcionários públicos estaduais.
Além de todas as lutas que empreendeu, o CPERS buscava, com muito empenho, a conquista de uma sede própria o que se concretizou em 31 de janeiro de 1979, quando recebeu as chaves do prédio da Avenida Alberto Bins, edificada ao longo de 13 anos.
A Constituição de 1988 possibilitou a transformação do CPERS em Sindicato. A discussão foi então iniciada com a categoria. Houve muita polêmica porque alguns professores não concordavam com a mudança. Finalmente, por decisão de Assembléia Geral realizada em 06 de outubro de 1989, o CPERS se transformou em CPERS/Sindicato. Em 1990, incluiu os funcionários de escola.
Coerente com sua postura de lutar junto com os outros trabalhadores, depois de uma ampla discussão com a categoria, o CPERS/Sindicato se filiou a Central Única dos Trabalhadores (CUT), no dia 26 de abril de 1996, em Assembléia Geral, realizada no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre.
Nestes 65 anos de existência, o CPERS tornou-se referência para movimentos sindicais gaúchos e até nacionais e vem lutando, incansavelmente, pela dignidade dos profissionais da educação e pela busca de uma escola pública de qualidade para todos, além da defesa intransigente da democracia.
Profa. Marina Lima Leal
Abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário