quarta-feira, 27 de junho de 2012

A APROVAÇÃO DO PNE E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.




                                                                                              Cleusa Margarete Werner



   Com a aprovação pela câmara Federal, dia 26 de junho, do PNE (Plano Nacional de Educação) destinando 10% do PIB para ser investido em educação, nos próximos 10 anos, somamos mais uma vitória política à luta daqueles que sempre estão apostos na luta pelos interesses da classe trabalhadora.

   O projeto tramitou por 18 meses, foi fartamente debatido por vários grupos, ligado ou não à educação, inclusive daqueles com interesses adversos aos da educação, sofreu centenas de emendas e finalmente temos as metas a serem atingidas nos próximos 10 anos dentre elas o investimento de 10% do PIB que, deverá repassar, aos Estados, um valor maior, cerca de R$ 4 bilhões, com cálculos de 2010 para ser investido em educação, através do repasse do FUNDEB, o que significa, a possibilidade financeira de,por exemplo aqui no Rio Grande do Sul,o cumprimento da lei do Piso Salarial Profissional ao magistério.

  Outras metas, não menos importantes, serão a ampliação do número de bolsas de formação ao magistério e a equiparação da remuneração dos profissionais em educação aos demais profissionais de nível superior.

  O destino de maiores recursos também haverá de favorecer a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar para crianças a partir dos quatro anos, o aumento das vagas em creches e a ampliação das escolas de tempo integral.

  A pressão dos trabalhadores ainda se faz necessária, pois o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal e sancionado pela Presidente.

  Não podemos permitir que um país que desponta com uma das principais economias do mundo, ocupe uma das piores colocações em investimento em educação. Todas as frentes de desenvolvimento de um povo dependem da qualidade de sua educação e qualidade necessariamente requer investimento.

                                                         Diretora do 20º Núcleo do CPERS/SINDICATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário