sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cpers protesta contra concurso público em frente ao Piratini

 Cerca de 500 manifestantes denunciaram excesso de reprovados na seleção

Cerca de 500 professores ligados ao Cpers/Sindicato fazem protesto em frente ao Palácio Piratini desde o início da tarde desta sexta-feira. O grupo realizou caminhada desde a sede da entidade, na Avenida Alberto Bins, em manifesto contra o excesso de reprovados no concurso público do magistério, aplicado em 15 de abril.
Na segunda-feira, o Cpers ingressou na Justiça com uma ação questionando os critérios de avaliação, que previa a contratação de 10 mil professores, mas terminou com somente 5,2 mil aprovados. A entidade pede a suspensão do concurso, que teve 70 mil candidatos. A expectativa é de que os novos servidores cheguem às salas de aula no mês de setembro.
 Apesar do protesto, batizado pelo Cpers de "Indignado? Chute o Balde!", a presidente do Cpers, Rejane Oliveira, descartou qualquer intenção de marcar uma audiência com o Palácio Piratini ou a Secretaria da Educação. A principal contestação, segundo a sindicalista, é a de que o edital original previa a obrigatoriedade de os candidatos acertarem no mínimo 60% das questões das provas de duas áreas de conhecimento. Ao longo do processo, porém, segundo o Cpers, um anexo estabeleceu o mesmo percentual para todas as disciplinas, o que, para Rejane, mostra que a intenção era "desmoralizar a categoria" e não resolver o problema de falta de professores.
  
O Sindicato pretende realizar manifestações semelhantes em outras cidades conforme a agenda do governador do Estado.
 Fonte: Samantha Klein/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário