NOTA DO CPERS: governo Tarso quer
atribuir às escolas e aos educadores a responsabilidade pela crise da educação
Mais uma vez, o
governo do Estado tenta culpar os trabalhadores em educação pela caótica
situação da escola pública. Através de mais uma tentativa de avaliação externa,
sem qualquer respeito à categoria ou uso de critérios democráticos, a
Secretaria de Educação impõe um novo sistema para atribuir notas às escolas no
Rio Grande do Sul. O objetivo é bem conhecido dos educadores: fazer com que os
problemas existentes nas escolas sejam lançados sobre os professores,
funcionários e as direções das escolas.
Como se vivesse no
mundo da fantasia, o governo afirma querer identificar a origem dos problemas
educacionais. Uma verdadeira pérola de cinismo e hipocrisia! Os problemas
vividos pelos educadores e pela comunidade escolar têm origem na política
deliberada por este governo de promover a degradação do ensino público. O
desvio de verbas, o descumprimento do repasse estabelecido pela Constituição
Estadual, o não pagamento da lei do piso nacional, os ataques aos direitos de
educadores e estudantes e o assédio moral são as verdadeiras razões para a
crise da escola pública. Todas elas promovidas pelo próprio governo Tarso e
pela Secretaria de Educação.
A instalação de um
sistema de avaliação vem, na realidade, a serviço de uma política acertada com
o Banco Mundial e busca acentuar critérios de meritocracia na educação. O atual
governo consegue a façanha de descumprir todas as promessas feitas ao povo
gaúcho e seguir os mesmos planos do governo Yeda.
Mas o governo Tarso já não está mais conseguindo sustentar as suas
mentiras. A defesa da escola pública é uma luta que continua contando com o
apoio do povo gaúcho. Ao CPERS/Sindicato cabe esclarecer que a verdadeira
valorização da escola pública continuará passando pela luta contra os ataques e
medidas destes governos. E, portanto, contra o novo e perverso Sistema de
Avaliação das Escolas.
CPERS/Sindicato
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