segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Canoenses estão nos trilhos da história do Município
 
Ferroviários se reúnem para relembrar os tempos do trem e da profissão 
Tamires Souza 
Canoas  - Eles são a história viva da cidade. Nesta quarta-feira, data em que se comemora o Dia do Ferroviário, eles serão lembrados como os propulsores do desenvolvimento do município. “Antes aqui não tinha nada, depois da construção da estrada de ferro é que as pessoas começaram a povoar a cidade”, conta Paulo Roberto da Silva, que dedicou quase 40 anos da sua vida à profissão.
 
A estrada construída em 1871 e inaugurada em 1874, para ligar Porto Alegre a São Leopoldo, ainda está bastante presente na memória destas pessoas. Em homenagem realizada nesta sexta-feira na antiga estação férrea, as lembranças daquele tempo se multiplicavam. O aposentado Vilmar da Silva relembrava de quando veio de Cruz Alta acompanhando o pai que trabalharia na ferrovia. “Eu andei muito de trem com ele por aqui. O que mais me emocionava é como ele tinha orgulho daquele uniforme, realmente amava a sua profissão”, recorda Vilmar.
 
Reencontros e volta no tempo
 
A união é uma característica bastante visível nos ex-ferroviários. Apesar de estarem aposentados há muito tempo, a maioria deles sempre dá um jeitinho de se reunir com os antigos colegas de profissão. O grupo da Melhor Idade Maria Fumaça é uma dessas iniciativas e há pelo menos cinco anos promove passeios e encontros para reviver o passado. “São poucas categorias que têm uma relação como esta. Por isso acho importante o retorno do uso de trens na cidade, também porque é um transporte seguro e que promove o progresso por onde passa”, conclui a presidente do grupo, Tereza Barbosa.
 
Preservação do passado
 
O lugar que por muitos anos fez parte da vida dos ferroviários vai contar a história destes homens e mulheres que fizeram do trabalho uma paixão. A Fundação Cultural, antiga estação férrea, dará espaço ao museu Simões Lagranha. “Este projeto é muito importante, porque é preciso que os jovens conheçam a história do município”, explica a gerente de publicações da Secretaria da Cultura de Canoas, Kássia Batista. A reforma do prédio, que é patrimônio tombado do município, está prevista para começar em 2013.
Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário