sexta-feira, 1 de março de 2013

O medo da volta do Merendão


Compra da merenda voltou a ser centralizada na Secretaria Municipal de Educação.

Desde que o sistema de aquisição de merenda escolar foi modificado e as diretoras de cada escola passaram a fazer as tomadas de preços e as compras, conforme indicação nutricional apontada pela Prefeitura, as refeições passaram a ser elogiadas pelas comunidades educativas. No entanto, a administração municipal parece não ter levado em consideração a máxima de que “em time que está ganhando não se mexe” e alterou mais uma vez, centralizando as compras na Secretaria de Educação, voltando ao modelo que dava problemas e adotando sistema igual ao da administração anterior, do ex-prefeito Marcos Ronchetti, marcada por denúncias e escândalos na área da merenda escolar.

Nos primeiros dias de aula já chegaram reclamações tanto por parte dos alunos quanto das equipes diretivas, que atestam que a qualidade da merenda caiu de qualidade e quantidade. Além disso, uma informação preocupante foi relatada para nossa equipe de reportagem. Fomos informados de que já na primeira entrega da empresa contratada em uma escola da rede, a merenda não foi aceita, pois foi constatado que estava vencida.

Segundo o presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Canoas, Jari Rosa de Oliveira, a informação foi uma surpresa, que ele teme que tenha efeitos negativos. “Nossa preocupação é porque estava funcionando bem o sistema descentralizado. Em 2009, quando começou, demorou um pouco até as escolas se acostumarem ao sistema e, agora que estava funcionando bem, mudou tudo novamente. Temos dúvida e receio de que seja um retrocesso”, analisou o professor Jari.

Consultada, a Prefeitura afirmou em nota “Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o sistema de aquisição de gêneros para a alimentação escolar está centralizando na SME, ficando com as equipes diretivas das escolas, a responsabilidade pela fiscalização da qualidade e validade dos alimentos que receberem. A mudança é feita por opção de gestão, dando às equipes diretivas maior foco às questões pedagógicas. Quanto à questão da escola citada, a SME está averiguando a citação”.

Fonte:www.otimoneiro.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário