segunda-feira, 29 de abril de 2013

Como se manter motivado para a prática de atividade física depois do Verão
Estratégia das academias é envolver os alunos para que não se sintam muito largados

Um dos grandes vilões da boa forma é a falta de motivação para treinar. Depois que acaba o Verão, temporada mais propícia aos exercícios, muitos abandonam as atividades físicas. É comum acordar e não ter vontade de ir à academia, seja quais forem os motivos: cansaço, estresse, excesso de trabalho ou até mesmo preguiça. Ter altos e baixos na disposição é muito normal. Mas é a persistência que leva ao hábito.

— Metade das pessoas acaba desistindo. Não por falta de informação, todo mundo já sabe que precisa se exercitar. Mas vem a frustração do início, a dor muscular, o fato de que não se emagrece rápido. Há um ganho de saúde que não se vê — diz o neurologista Leandro Teles.

É fácil convencer alguém a ir ao cinema, por exemplo. A gratificação é instantânea. Já a prática regular de um exercício físico, no começo, só traz prejuízos – financeiro, corporal e psíquico, pois a pessoa reserva um tempo, se veste, sai de casa, enfrenta o trânsito, malha e vê pouco os resultados. Então conseguir esse engajamento cerebral não é fácil. Para ajudar no processo, o neurologista sugere que o indivíduo trace uma meta. Cole na geladeira uma foto de como seu corpo está agora ao lado da imagem de outra pessoa em quem se espelhe.

— Faça metas pequenas e progressivas, seja no tempo da prática ou nos exercícios escolhidos. Aumente os esforços de maneira gradual. Cobrança sempre ajuda, seja de um amigo parceiro na malhação, do personal trainer ou do médico. Depois de seis meses, já vira um hábito — recomenda o neurologista.

Foi assim que a atriz e blogueira Grazi Meyer incorporou a malhação à rotina. Sua carreira na maromba é recente, mas Grazi, 34 anos, fez a primeira dieta aos 10. Desde então, oscila entre o peso normal a até 12 kg de sobrepeso. Depois de uma temporada nos EUA, comendo muito cachorro-quente na rua e muito biscoito Oreo, voltou ao Brasil e não cabia mais em seus jeans. Decidiu ir pra academia todo dia, malhar pesado e suar muito. Emagreceu mais de 12 kg, voltando ao peso que tinha aos 20 anos.

— Meu maior incentivo foi meu corpo. Foi ver minha barriga encolher, as roupas caírem superbem, os bracinhos molengas tomarem forma. Não existe receita mágica, dieta milagrosa ou termogênico power que te deixe linda em um mês. É um processo lento, doloroso, cansativo e meio obsessivo. Tem que se levar ao limite todo dia — diz Grazi.

Em duas semanas, ela já sentia mais firmeza nos músculos dos braços e perdeu barriga. O hábito se criou. E Grazi não se esqueceu de investir no exercício aeróbico, para queimar ainda mais as gorduras que escondem os músculos tonificados que o exercício com pesos desenvolve.

— Eu tive muita sorte, encontrei um instrutor superdisposto que viu potencial em mim e me tirou do treino 'senhorinha adquirindo condicionamento físico' e colocou no modo 'quero ser panicat'. Isto foi crucial pra minha paixão por puxar ferro nascer — conta a atriz.

Em seu blog Ruiva, Magra e Rica, onde mantém uma seção para responder às perguntas das leitoras, Grazi demonstra otimisto na expectativa de que outras pessoas trilhem os passos que deu. Quando apareceu uma pergunta um pouco diferente no blog, ela não titubeou. Nas palavras da própria leitora, "O que te faz levantar a bunda da cadeira e ir suá-la na academia?"

— Essa fábula de que malhar vicia é pura verdade. A gente fica apaixonada pelo corpo saradinho, não existe emoção maior do que perceber que seu bumbum castigado por 34 primaveras fica menos caído e mais redondinho. No começo vai ser horrível, você vai se sentir gorda, flácida e humilhada por aquelas que malham de top e não têm celulite e levantam uma tonelada de peso enquanto você sua feito louca pra levantar meio quilo. Releve. Supere. Vai passar — garante.

Para ajudar a despertar o gosto pelo exercício, Grazi, que também ataca de DJ, preparou uma lista com 12 músicas que se encaixam perfeitamente com aquela atividade na esteira: começa caminhando, acelera para uma corrida e depois acaba no relaxamento. Confira a playlist no final da matéria. 

Fonte: Bem -Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário