sexta-feira, 26 de abril de 2013

Professores fazem protesto pelas ruas do Centro de Canoas

Categoria pede a implantação do piso nacional e já fala em greve na rede municipal

Canoas  - Pelo menos 400 professores, segundo a Brigada Militar, fizeram uma passeata no Centro de Canoas no fim da tarde desta quinta-feira. O ato marcou o fim da paralisação nacional realizada pela categoria desde terça-feira. A maioria dos manifestantes era da rede municipal de ensino, que já fala em greve.

Com cartazes, apitos e nariz de palhaço, os professores se reuniram no Calçadão e foram até a Praça Emancipação, onde fica a sede da Prefeitura. Uma comissão foi recebida pelo secretário municipal de Educação, Eliezer Pacheco. Enquanto isso, o grupo foi até a BR-116, que ficou bloqueada por cerca de cinco minutos no sentido interior-Capital.

Os professores estaduais e municipais pedem principalmente a implantação do piso nacional do magistério. Em Canoas há queixas ainda da falta de professores e de estrutura nas escolas. O secretário Eliezer Pacheco se comprometeu a responder as reivindicações da categoria até sexta-feira da semana que vem, dia 3 de maio.

O Sindicato dos Professores Municipais de Canoas diz que se não forem apresentadas propostas concretas, a partir do dia 6 de maio a categoria entra em greve. O secretário de Educação frisou que "as portas da Prefeitura estão abertas e que o melhor caminho é o diálogo". Já o presidente do sindicato, Jari de Oliveira, diz que há dois anos o magistério reivindica a mesma coisa. "Não há avanços", reclama.

Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário