terça-feira, 23 de abril de 2013


Professores ligados aos Cpers param por três dias a partir de hoje

Em Porto Alegre está marcada passeata para às 13h


Desta terça até quinta-feira, diversos atos estão previstos para marcar a semana de mobilização nacional em defesa e promoção da Educação pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). No Rio Grande do Sul, o Cpers/Sindicato destaca a reivindicação pelo Piso Nacional do Magistério, mas também reclama da falta de estrutura oferecida às escolas. Para isso, orienta professores e funcionários de escolas para que paralisem nesses três dias e participem das atividades de pressão e protesto.

Em Porto Alegre, o Cpers organizou passeata a partir das 13h, saindo da sede sindical até a Praça da Matriz. Na avaliação da presidente da entidade, Rejane de Oliveira, a insatisfação da categoria é grande, em razão de o governo estadual não pagar o Piso Nacional. Na quinta-feira, uma assembleia de educadores irá avaliar as mobilizações. E ocorrerão reuniões nos 42 núcleos regionais do Cpers.

A pauta da CNTE inclui a reivindicação pela destinação de 100% dos royalties do petróleo e de 10% do PIB para a Educação; defende o pagamento do Piso Salarial em todo o país; e pede a implantação imediata do PNE.

Amanhã, a mobilização dos educadores segue com reuniões em Brasília. Às 14h, integrantes do movimento sindical nacional serão recebidos no Ministério da Educação; e ainda estão programados atos na Câmara dos Deputados e junto a assembleias legislativas, câmaras municipais e sedes de governo pelo país.

Fonte: Correio de Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário