quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dúvidas cartão SUS

Existem muitas dúvidas a respeito de fazer ou não o cartão do SUS. Se é a pessoa que tem que fazer ou a operadora do plano de saúde que deve fazer.


Veja as respostas da ANS:


1) Como posso obter meu cartão? Preciso ir a um posto de saúde ou hospital do SUS?


Quem tem plano de saúde não precisa ir a postos de saúde ou hospitais do SUS com o objetivo de cadastrar-se, uma vez que será cadastrado pela ANS na primeira etapa do projeto, ou pela empresa operadora de seu plano de saúde, após o início da nova rotina. Quem é beneficiário de plano de saúde será informado sobre seu número de cartão pela operadora de seu plano.



2) No caso de quem nunca utilizou o SUS e tem plano de saúde, como saberá o seu número do Cartão Nacional de Saúde, já que nem todos terão acesso ao cartão em plástico?


O beneficiário de plano de saúde só terá acesso ao número do CNS se a operadora repassá-lo. Porém, cabe ressaltar que isso não é exigência da ANS. Também é importante destacar que o prazo para que todos os beneficiários de planos de saúde tenham seu número de Cartão Nacional de Saúde emitido é junho de 2013.



Então, as operadoras deverão fazer o cadastro sim, mas não são obrigadas a repassar este número aos beneficiários. Em função disso, pedimos que quem já tem o número do cartão SUS ou tem disponibilidade de ir a um posto de saúde fazer (é bem rápido) mande o número para o SINTESA. Assim, a pessoa também terá em seu poder o número do cartão SUS.


Fonte: SiteSintesa Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário