sexta-feira, 17 de maio de 2013


Ulbra vai trocar 90% da dívida com a União por bolsas de estudos

Adesão ao Proies foi confirmada ontem pela reitoria; serão 49 mil vagas em 15 anos

Canoas  - A reitoria da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) confirmou ontem, durante reunião do Conselho Universitário, a adesão ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino (Proies), instituído em julho do ano passado por meio de lei federal.
Com isso, até 90% da dívida com a União – estimada em 2 bilhões de reais – poderá ser convertida em bolsas de estudos integrais. O valor que será abatido não foi divulgado, mas é suficiente para abrir cerca de 49 mil vagas ao longo de 15 anos.
Os detalhes da adesão da Ulbra ao programa devem ser divulgados hoje pelo reitor Marcos Fernando Ziemer. Segundo informações da reitoria, ainda não está definido quando o programa começa a ser aplicado e nem como será a distribuição das bolsas entre os campi da universidade.

O prazo para a abertura as vagas é de até um ano. O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino é visto como uma das principais medidas de recuperação da Ulbra. Na metade de 2009 a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Celsp), mantenedora da universidade, iniciou o processo de regularização junto à Procuradoria- Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Para reitor, trata-se de nova etapa
Há quase quatro anos a reitoria da Ulbra vinha trabalhando para conseguir reverter ao menos parte do passivo tributário em bolsas de estudo gratuitas. Repetidas vezes o reitor destacou a participação decisiva de juízes, deputados e representantes da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Fazenda Nacional no processo.

Antes de virar lei, há menos de um ano, o Proies era regulamentado por meio de medida provisória. A reitoria da Ulbra avalia que a confirmação da adesão ao programa representa a superação de um desafio e o início de uma nova fase no programa de recuperação da Ulbra. “É um marco histórico para a universidade, pois estamos virando uma página de toda a trajetória que envolve a Ulbra e a mantenedora.

Desde 2009 estamos trabalhando para buscar a regularidade fiscal de nossa instituição”, declarou Marcos Ziemer recentemente.

Fonte DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário