quinta-feira, 25 de julho de 2013

APROVADA LEI 3.688/2000 QUE GARANTE PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS NAS ESCOLAS



17/07/2013 - 12h15

Educação aprova atendimento de psicologia e assistência social nas escolas públicas

Comissão de Educação aprovou, no último dia 10 de julho, proposta que garante atendimento por profissionais de psicologia serviço social aos alunos das escolas públicas de educação básica. A medida está prevista no Projeto de Lei 3688/00, do ex-deputado José Carlos Elias.
Pela proposta, equipes com profissionais dessas disciplinas deverão atender aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, buscando a melhoria do processo deaprendizagem e das relações entre alunosprofessores e a comunidade escolar.

Larissa Ponce
Keiko Ota
Keiko Ota: assistência garante o pleno desenvolvimento do aluno e é parte do seu direito à educação.
O texto ainda estabelece que, quando houver necessidade os alunos deverão ser atendidos em parceria com profissionais do SUS.
“Os objetivos maiores da educação são o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Isso pode depender de assistência social e psicológica adequada. E a criação de condições para o sucesso escolar dos alunos é parte do seu direito à educação”, argumentou a relatora, deputada Keiko Ota (PSB-SP).

Pela proposta, os sistemas de ensino, de saúde e de assistência social terão um ano após a publicação da lei para cumprir as novas regras.

Tramitação


proposta já foi aprovada pelo Senado na forma de um substitutivo ao texto aprovado pela Câmara. O substitutivo foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.


Íntegra da proposta:



Fonte: Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Dourivan Lima
'Agência Câmara Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário