terça-feira, 30 de julho de 2013

"O Rio Grande do Sul é um fiasco e isso não é culpa apenas de governos", diz diretor executivo da Agenda 2020

Ronald Krummenauer falou ao Gaúcha Atualidade



O diretor executivo da Agenda 2020 avaliou hoje o Índice de Desenvolvimento Humanodos municípios gaúchos. Ronald Krummenauer projetou a situação do Rio Grande do Sul daqui a dez anos. Para ele, se a média do Estado e a do Brasil mantiverem a evolução da última década, a média nacional será melhor do que a estadual.

"Ainda estamos melhor na média, mas somos um fiasco. Mas isso não é culpa só de governo; nós, sociedade, não tomamos atitudes com relação a isso. No quesito educação é ainda pior. Digo que é fiasco porque há 30, 40 anos éramos a referência no Brasil. Não é que o Brasil melhorou tanto, nós é que deixamos de melhorar."

Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, Krummenauer destacou que é necessário melhorar o salário dos professores, o acesso às escolas e baixar as taxas de reprovação. Para o diretor executivo da Agenda 2020, é preciso investir na educação básica e profissional, com a participação do Sistema S. Ele citou o caso da Coréia do Sul, que provocou mudanças pelo investimento na educação.

"Na Coréia do Sul, há 20 anos um professor ganhava US$ 80 e hoje ganha US$ 2.500, porque se transformou isso num projeto de futuro baseado na questão da educação, coisa que o Brasil e o Rio Grande do Sul nunca fizeram."

Entenda o caso

Em 10 anos, 23 municípios gaúchos saíram do ranking dos 100 melhores do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Em 2003, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento apontava 33 cidades gaúchas entre os 100 melhores colocados no ranking que mede indicadores de saúde, renda e educação. Agora, apenas 10 cidades gaúchas estão nesse levantamento. Quando analisados os 50 primeiros colocados, o quadro estadual é ainda pior: apenas Porto Alegre está nessa lista. Antes, ela contava com 11 municípios.

Fonte: Rádio Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário