segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PM fecha rua e faz cerco a professores junto à Câmara do Rio

De acordo com a polícia, a rua foi fechada para garantir a segurança dos manifestantes. Professores dizem que não houve confrontos nesta manhã

 

A Polícia Militar fechou na manhã desta segunda-feira os acessos da rua Alcindo Guanabara, na lateral da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, no centro da cidade, onde professores da rede municipal de ensino estão acampados desde a madrugada de domingo. Cerca de 160 policiais, segundo a PM, participam da operação.


De acordo com o comandante do policiamento, major Pinto, a rua foi fechada para garantir a segurança do perímetro e a integridade física dos manifestantes. O major disse ainda que não há ordem para a retirada do acampamento.

Nesta manhã, os professores permaneciam cercados pela Polícia Militar e gritavam palavras de ordem contra o cerco. Os policiais militares permitem apenas a passagem de funcionários da Câmara pelo bloqueio. Quem trabalha nos escritórios da rua também está impedido de passar e protesta pedindo garantia do direito de ir e vir.

Os manifestantes estão acampados em nove barracas desde a retirada dos professores do plenário. A coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, Marta Moraes, informou que não houve truculência policial do lado de fora da Casa.


Os professores estão acampados em dez barracas na lateral do Palácio Pedro Ernesto, sede do Legislativo do Rio, após ação da Polícia Militar para a desocupação do plenário da Casa, na noite de sábado. Houve confronto e, segundo o sindicato, dois professores foram autuados e levados para a 5ª Delegacia de Polícia e quatro ficaram feridos.

Paes diz que não vai retirar de votação plano de carreira dos professores

Os protestos no Legislativo do Rio começaram na semana passada como forma de pressionar os vereadores a vetar o projeto apresentado pelo prefeito, Eduardo Paes, do novo plano de carreira dos professores. Em entrevista à rádio CBN esta manhã, Paes disse que não vai retirar a proposta de votação, já que teria sido amplamente dialogada com a categoria.

Rio: professores esto acampados do lado de fora da Cmara
Rio: professores estão acampados do lado de fora da Câmara
O projeto foi encaminhado à Câmara de Vereadores na quinta-feira, mas a votação foi suspensa após a invasão do plenário pelos docentes. Uma nova votação pode ocorrer amanhã. "Eles (professores) exigiram que eu enviasse o plano em 30 dias e exigiram que eu mandasse em regime de urgência. Cumpri exatamente o que eles exigiram de mim. Agora, compete à Câmara. A gente tem que entender que as propostas tem que ser racionais. Não adianta acertar um salário que a prefeitura não poderá pagar", afirmou o prefeito à CBN.


Informações da Agência Brasil
 
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário