quarta-feira, 25 de setembro de 2013

São Leopoldo prepara ações pela luta contra o câncer de mama

Em 2012, 23 mulheres morreram vítimas da doença no Município

São Leopoldo  - O Município estará mais pink a partir do próximo dia 1.º de outubro. Tudo por conta das ações do Outubro Rosa, movimento mundial que luta contra o câncer de mama. Nesta quarta-feira voluntários se reuniram na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres para preparar a tradicional decoração com laços e topes rosas que serão espalhados pela cidade para lembrar da importância do diagnóstico precoce. No dia 1.º de outubro as palmeiras da Avenida João Corrêa receberão a decoração.
A programação oficial ocorre de 5 a 31 de outubro. No primeiro dia de atividade, será promovida a Caminhada das Amigas do Peito de São Leopoldo na Luta Contra o Câncer de Mama, com concentração às 9h30 em frente à Câmara de Vereadores. Às 10 horas inicia a caminhada pela Rua Independência. A programação prevê ainda passeio no barco Martim Pescador, bate-papo, sessão de cinema, palestras e distribuição de material educativo.
O Outubro Rosa em São Leopoldo é organizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, através das atividades feitas pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Mama, e conta com o apoio do Grupo Força Rosa.
Os tristes números da doença
Em 2012, o câncer de mama foi a causa da morte de 1.114 mulheres do Rio Grande do Sul. No ano passado, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, 23 mulheres morreram em São Leopoldo vítimas do câncer de mama. Em 2011, foram 30.
O responsável pelo Ambulatório da Mama no Hospital Centenário e uma das principais autoridades em câncer de mama no País, o médico José Luis Pedrini, afirma que melhorou muito o atendimento em São Leopoldo nessa área. “O tratamento, as cirurgias e a reconstrução das mamas estão acontecendo, mas o número ainda não é o ideal para a cidade. Hoje, os números de novos casos em São Leopoldo oscilam entre 100 e 120 ao ano.”
Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário