quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Greve do Banrisul termina depois de 42 dias no RS

Paralisação persistia em 18 dos 38 sindicatos, onde ocorreram assembleias entre ontem e hoje

Após 42 dias, bancários do Banrisul decidiram encerrar a greve nas localidades que ainda mantinham a paralisação. As últimas regiões a optar pela aceitação à proposta da direção foram Santa Maria e Porto Alegre, onde assembleias foram realizadas na tarde desta quarta-feira. Outros 16 sindicatos também se reuniram desde ontem e os funcionários devem retornar ao trabalho nesta quinta-feira.

A direção do banco entregou uma nova proposta em audiência de mediação ocorrida ontem no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A oferta envolve aumento de 1 para 1,8% na Participação nos Lucros e Resultados (PRL), além dos 2,2% oferecidos pela Federação Brasileira dos Bancos (Fenaban).

Também foi acenada a possibilidade de retomada do grupo para discussão do plano de carreira e a compensação dos dias parados com uma hora a mais de trabalho até o fim do ano. Isso representa abono de 86% das horas, segundo o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e da região Metropolitana (Sindbancários). Além disso, os bancários receberão os índices de reajuste da Fenaban, de 8% sobre os salários e demais verbas, e 8,5% no piso.

Funcionários de bancos privados, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil voltaram ao trabalho há duas semanas, após acordo com a Fenaban e as direções dos bancos sobre pautas específicas.
Fonte: Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário