terça-feira, 29 de outubro de 2013

Literatura de terror será destaque na Feira do Livro de Porto Alegre

Programação do evento foi lançada nesta terça-feira

A três dias da abertura da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, foi lançada na manhã desta terça-feira a programação do evento que ocorre no Centro Histórico da Capital de 1º a 17 de novembro. A literatura de suspense, terror e fantasia terá destaque especial nesta edição. A única ausência no lançamento foi do patrono Luis Augusto Fischer, que tinha compromissos como docente.

A coordenadora de programação para público adulto, Jussara Rodrigues, explicou como vai funcionar o "Tu Frankenstein 2", que ocorrerá na noite de 9 para 10 de novembro: “Estamos reproduzindo a noite em que um desafio foi montado e surgiram ótimas obras literárias de suspense e horror". A atividade é uma referência ao encontro promovido pelo poeta britânico Lord Byron, no século XIX, que propôs a amigos, entre eles a escritora Mary Shelley, escreverem histórias de terror. Foi neste dia que Mary concebeu a novela Frankenstein, um clássico da literatura de horror. “Na noite de 9 para 10, os escritores são nossos convidados a passar a noite juntos, no prédio da Biblioteca Pública, escrevendo contos de horror”, informou Jussara. 

O "Tu Frankenstein 2" reunirá autores internacionais como José Francisco Viegas (Portugal), Guadalupe Nettel (México), Alexis Aubenque (França), Sean Branney (USA), Gustavo Nielsen e Frederico Andahazi (Argentina). A programação tem a parceria do FANTASPOA e da Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, da qual participam Duda Falcão, João Pedro Fleck, Max Mallmann, Gustavo Czester, Cristopher Kastersmith, entre outros.Do Tu Frankenstein 2, deverá resultar também a edição de livros no Brasil e na Argentina com os textos criados nessa experiência.

Nesta edição da Feira do Livro haverá mais de 700 sessões de autógrafos, 156 eventos em salas (mesas-redondas, palestras, seminários), 31 oficinas ligadas ao livro e à cria-ção literária, 31 eventos artísticos e culturais, a presença da literatura internacional e uma área dedicada a crianças e jovens, com 293 atividades. A abertura oficial está marcada para as 19h de sexta-feira. A programação completa pode ser conferida no site do evento. 

Área Infantil terá ampliação de espaços para pessoas portadoras de deficiência


Entre as novidades da Feira do Livro 2013 está a localização da Área Infantil, que nos últimos anos ocorria no Cais do Porto, mas que nesta edição foi transferida em razão das futuras obras de revitalização. As atrações estarão concentradas na Avenida Sepúlveda (entre a Avenida Mauá e a Rua Siqueira Campos). A coordenadora de Programação da Área Infantil da Feira do Livro, Sonia Zanchetta, destacou ainda a ampliação dos locais com acessibilidade plena para pessoas portadoras de deficiência.

A Casa do Pensamento estará localizada na Rua Capitão Montanha, entre o Banrisul e o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS). Já o ciclo A Hora do Educador, que também ocorria no Cais, terá atividades na Casa do Pensamento, no auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1.212, próximo à Rua General Câmara) e na Faculdade Monteiro Lobato (Rua dos Andradas, 1.180, esquina com a Rua General Câmara).
Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário