quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ministério da Saúde apresenta vacinação contra o HPV na Capital

Naud ressalta redução de HPV com vacina e detecção precoce A partir de 2014, o Ministério da Saúde (MS) irá vacinar gratuitamente meninas entre 11 e 13 anos de todo o País contra o vírus do papiloma humano (HPV). Amanhã, na Capital, as informações de como funcionará o programa serão divulgadas durante o II Congresso Internacional de Controle do Câncer na Mulher, que se inicia hoje no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). 
A coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Ana Goretti Maranhão, e a gerente de gestão do PNI, Jeanine Woycicki, vão esclarecer aos profissionais como funcionará a vacinação na prática. A faixa etária foi escolhida porque normalmente as meninas ainda não tiveram contato com o vírus, o que proporciona uma proteção mais prolongada devido aos anticorpos, explica Fernando Anschau, coordenador do setor da Saúde da Mulher da secretaria estadual. 

O presidente do congresso e diretor do Instituto de Prevenção do Colo do Útero (Incolo), Paulo Naud, junto com a sua equipe do HPCA, auxiliará o MS com estudos que visam a qualificar o desenvolvimento do programa, buscando também avaliar a sua implantação no País. O HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero. 

Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. No Brasil, a cada ano, 685 mil pessoas são infectadas. No Estado, 305 mulheres morreram em decorrência da doença em 2012.

De acordo com Naud, o evento trará profissionais de outros países para relatarem como foi alcançado o controle da doença. Na Finlândia, por exemplo, a incidência do câncer é de apenas dois casos para cada 100 mil mulheres. “A redução foi conseguida com a vacinação e com a detecção precoce do HPV. O Brasil vai se equiparar a esses países com a implantação do programa gratuito, pois conseguirá controlar a doença. As doses serão aplicadas nos postos de saúde e nas escolas”, ressalta. Na rede particular, cada uma das três doses chega a custar R$ 350,00.  

A vacina, que deve começar a ser aplicada em março, imunizará inicialmente contra os dois tipos mais comuns de vírus. A partir de 2015, as pré-adolescentes entre nove e 11 anos também devem receber as doses.

Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário