terça-feira, 26 de novembro de 2013

Ufrgs destinará 30% de suas vagas para o Sisu a partir de 2015

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) adotará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso de novos alunos a partir de 2015. Segundo informações da própria universidade, 30% das vagas serão destinadas a essa modalidade de ingresso, que também respeitará as reservas do Programa de Ações Afirmativas. O sistema é baseado na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado pelo Ministério da Educação.

O Conselho Universitário (Consun) aprovou, nesta sexta-feira (22), o parecer de uma Comissão Especial, formada por conselheiros do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - Cepe e do Consun.

O parecer aprovado, com três abstenções, prevê a adesão ao Sisu, reservando os 30% e mantendo os 70% restantes das vagas a serem preenchidas pelo Vestibular da universidade. Será exigida, para aprovação na Ufrgs pelo Sisu, a pontuação no Enem de, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame, e, no mínimo, de 500 pontos na redação. Serão mantidas as provas específicas para os cursos que as exigem.

Conforme o reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto, a aprovação foi "madura". "A adesão foi muito bem discutida pela comissão, que ouviu vários atores e todos os segmentos da Universidade".

Caberá, agora, ao Cepe discutir as demais disposições como o peso relativo das disciplinas do Enem em cada curso e a distribuição das vagas de acordo com as reservas das Ações Afirmativas. Não foi alterada a participação da nota do Enem no Vestibular da Ufrgs, permanecendo como uma décima nota, com peso 2.

Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário