quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Cinco crianças seguem internadas após intoxicação em escola da Capital

Mais de 30 receberam atendimento após comer alimentos contaminados

Das 33 crianças intoxicadas após a hora da merenda em um colégio particular de Porto Alegre nessa segunda-feira, cinco seguem internadas no Hospital Moinhos de Vento. Com quadro de saúde estável, elas podem receber alta até o fim do dia.

O pediatra Evandro Mulinari, que acompanhou os pacientes, fala que eles tiveram sintomas típicos de intoxicação alimentar, como vômito e diarreia. Conforme ele, nesses casos o risco maior é de desidratação, já que ocorre grande perda de água e sais. Por isso, o tratamento envolve hidratação, através de soro. Além disso, alguns, que tinham quadro mais agudo, receberam ainda antibiótico.

O médico fala que, em razão da intensidade dos sintomas, é provável que a intoxicação tenha ocorrido por uma bactéria que expele toxinas, como a salmonela, transmitida em casos de má conservação ou problemas na manipulação do alimento.

O Colégio Israelita Brasileiro encaminhou amostras do lanche distribuído alunos a um laboratório especializado e à Coordenadoria-Geral de Vigilância Sanitária da Capital, que fazem a análise dos alimentos para verificar a causa da contaminação.

As crianças, com idade entre três e seis anos, passaram mal após comer sanduíche de frango e suco de manga, adquiridos no bar da instituição. Com mal-estar, elas foram levadas ao hospital na tarde de ontem.

O bar foi fechado após o ocorrido e temporariamente quem não levar lanche de casa vai receber da escola frutas e alimentos processados comprados em outros locais.

O colégio, localizado no bairro Petrópolis, atende a cerca de 180 estudantes na Educação Infantil. 


Fonte: Camila Kila/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário