O MP (Ministério Público) de São Paulo quer investigar a responsabilidade das faltas de professores na primeira semana de aulas da rede estadual de São Paulo. A informação foi dada pelo promotor João Paulo Silva ao telejornal Bom Dia SP na manhã desta segunda (3).
Segundo o promotor, o primeiro passo é descobrir quantas escolas estaduais ficaram sem professor na primeira semana de aula. Ao saber disso, Silva diz que será pedido um cronograma de reposição de aula.
“Nós precisamos apurar o tamanho desse dano (...)”, disse o promotor em entrevista ao telejornal. “De fato, se foi algo sistêmico, não é admissível que isso aconteça.”
O secretário estadual de Educação de São Paulo, Herman Voorwald, reconheceu na quinta (30) que várias escolas da rede estadual ficaram sem professores na volta às aulas. Houve, segundo ele, falha na gestão de contratos de temporários, que precisam ficar 40 dias sem contrato com o Estado a cada período de um ano.
Situação dos temporários
A reportagem do UOL acompanhou das 15h às 20h a atribuição de docentes temporários no dia 23 de janeiro. Os professores esperaram pelo menos duas horas para o começo da atribuição de aulas -- quando professores escolhem as classes e escolas onde irão dar aulas naquele ano letivo.
“É uma humilhação. Eu me formei em 2008, já fiz duas pós-graduações e sou tratada dessa forma”, afirma Thaís Alves, 28, professora de português que chegou antes das 15h e só conseguiu sair da escola com a relação das suas turmas mais de quatro horas depois.
Naquele dia, foram chamados 600 temporários que queriam trabalhar na região para atribuir aulas, os mais bem classificados chegaram antes das 15h e saíram por volta das 19h30. Outros docentes só conseguiram deixar a escola por volta da meia-noite. No segundo dia de escolha são chamados os estudantes da graduação e os profissionais que ocupam as últimas posições na prova classificatória.
“Passar por tudo isso e chegar com um sorriso no rosto na segunda-feira é para poucos”, disse uma professora.
UOL Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário