segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Professores paralisam atividades em quatro escolas de Xangri-Lá, no Litoral Norte

Reivindicação é pelo aumento do período das horas-atividade para seis horas e meia

Alunos das quatro escolas de Ensino Fundamental de Xangri-Lá, no Litoral Norte, estão com as atividades paralisadas nesta segunda-feira. Professores ligados ao Sindicato dos Professores de Capão da Canoa e Xangri-Lá pedem o aumento da hora-atividade de quatro horas para seis horas e meia. A hora-atividade corresponde ao período disponibilizados aos docentes para atividades extraclasse, como planejamento das aulas.

— Os professores estão pedindo seus direitos e isso (um terço de hora-atividade) está na lei. Queremos o diálogo com a prefeitura para não seguir o caminho de uma greve — afirma a presidente do sindicato, Eliane Trindade Lima.
Eliane reforça ainda que falta autonomia às escolas e a infraestrutura é precária. Ela lembra que o Ensino Infantil não foi afetado com a paralisação.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Marisabel Mello Flores, o prefeito Cilon Rodrigues da Silveira recebeu o sindicato anteriormente e prometeu realizar um estudo sobre a situação. O problema em ampliar a hora-atividade, de acordo com Marisabel, é o impacto nos gastos municipais:
— Para conceder o que os professores pedem, precisaríamos dar mais um dia de folga a eles. Para cobrir esses dias, teríamos que contratar mais 60 docentes, o que reflete nos gastos do município.
Nas quatro escolas do município, estudam cerca de 2 mil alunos, pelo menos metade no Ensino Fundamental. Hoje, segundo a secretaria de Educação, há 235 professores no quadro de pessoal.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário