terça-feira, 8 de abril de 2014

Escola da Ospa abre vagas para novos alunos

Inscrições vão até 17 de abril e aulas são gratuitas


Inscrições vão até 17 de abril
Crédito: Giovanna Pozzer / Ospa / Divulgação / CP

A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) tem 67 vagas para novos alunos. As inscrições para a seleção estão abertas até 17 de abril, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, na avenida André da Rocha, 50, Centro da Capital. O edital está disponível no sitewww.ospa.org.br.

As inscrições, a matrícula e as aulas são gratuitas. Podem se candidatar crianças e jovens de oito a 25 anos. As vagas oferecidas são destinadas ao estudo de Teoria e Percepção e dos instrumentos de orquestra violino, viola, contrabaixo, oboé, clarinete, fagote, trompa, trombone, tuba e percussão sinfônica.

Para o curso teórico, a seleção se dará via avaliação de aptidão musical, com 50% das vagas reservadas a alunos oriundos de famílias de baixa renda. Para as aulas de instrumentos, haverá audição.

Em caso de dúvidas após leitura do edital, os interessados podem entrar em contato com a escola pelo telefone 3228-6737 ou pelo email: escolademusica.ospa@gmail.com.

Sinfonia da Reforma

Referência de qualidade no ensino musical no Rio Grande do Sul há mais de 40 anos, a Escola de Música da Ospa desenvolve suas atividades em um casarão antigo, no centro da capital gaúcha. Desgastes inerentes à ação do tempo no imóvel prejudicam o bom andamento do importante trabalho da instituição, por isso sua direção lançou o projeto “Sinfonia da Reforma: Escola de Música da Ospa” no Catarse – ferramenta online de financiamento coletivo. Em metade do tempo previsto, foi arrecadado 100% do dinheiro necessário para uma recuperação básica do prédio. A campanha segue até 25 de abril. O objetivo agora é alcançar um valor que permita a realização de uma reforma de maior dimensão, incluindo a troca das aberturas do casarão, que estão bastante comprometidas.

Quem colabora com o projeto recebe diferentes recompensas, entre elas, a oportunidade de reger a Ospa em um ensaio, um jantar com os maestros Tiago Flores e Manfredo Schmiedt no Plaza São Rafael, um curso de história da música e um camarote exclusivo para assistir à ópera “Tosca” no Theatro São Pedro em agosto.

Os interessados em colaborar com a Escola de Música da Ospa têm duas opções:

- fazer sua doação por meio do Catarse em catarse.me/sinfoniadareforma;

- fazer sua doação por meio de depósito identificado na conta bancária da escola: Fundação Pablo Komlós – Escola | Banco do Brasil | Ag – 2817-7 | Cc – 33222-4

Quem optar pela doação via depósito bancário identificado deve entrar em contato com a administração da Ospa para deixar seu contato, a fim de receber a recompensa quando for concluída a campanha: 3222-7387 ou imprensa.ospa@gmail.com.

Escola de Música da Ospa

Fundada em 1972, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós – cumpre função fundamental para o fomento cultural no Rio Grande do Sul. Oferece formação musical gratuita, tendo como público-alvo crianças e jovens de 8 a 25 anos. Trata-se da única escola voltada para a formação de músicos de orquestra no estado, oferecendo a estudantes de baixa renda a oportunidade de profissionalização na área. Grande parte dos instrumentistas que hoje integram a Ospa estudaram na instituição, bem como muitos músicos que atuam em outras orquestras ou nas mais diferentes áreas da música, no Brasil e no exterior.

Hoje a instituição atende 200 alunos, com aulas de diferentes instrumentos e disciplinas de Teoria e Percepção e Prática de Orquestra. Os professores são músicos da Ospa.
 


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário