quarta-feira, 2 de abril de 2014

Professores da rede municipal de Natal entram em greve a partir de quinta

Valorização do professor: Equiparar o rendimento médio dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência do PNE 
Os professores da rede municipal de ensino de Natal decidiram nessa segunda-feira (31) deflagrar greve por tempo indeterminado. Segundo o Sinte-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública), filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores),  a paralisação está programada para iniciar na próxima quinta-feira (3).
Os professores pedem a implantação do terço de hora-atividade da carga horária total, de acordo com a Lei do Piso Nacional, que estipula 1/3 da carga horária para atividade extraclasse e 2/3 em docência, a redução da carga horária de 20 horas para 13 horas em sala de aula ou a oficialização da carga horária de 24 horas, a concessão de intervalo aos educadores infantis e a unificação das cargas horárias.
Atualmente a carga horária dos educadores infantis é de 40 horas semanais, porém 10 horas são destinadas a atividades foram da sala de aula. Já os professores têm a carga horária de 20 horas semanais e estão com a carga aumentada para 24 horas, das quais 16 horas são cumpridas em sala de aula.
Segundo o coordenador do Sinte-RN, José Teixeira, a SME (Secretaria Municipal de Educação) já vem pagando hora extra, mas de forma não oficial. "Queremos que a secretaria oficialize o pagamento das horas-extras institucionalizando a jornada de 24 horas [semanais], além do pagamento das horas excedentes aos supervisores, pois eles estão fora de sala de aula, mas cumprem a mesma carga horária dos professores e planejam juntos as atividades extra classe", disse Teixeira.
Na quinta-feira (3) a categoria realizará uma nova assembleia, às 8h, na Assen (Associação dos Subtenente e Sargento do Exército em Natal), para definir estratégias e ações para o movimento grevista.
Atualmente a rede municipal de ensino conta com 3.500 professores e 700 educadores. Natal possui 154 escolas municipais de 70 creches.

Secretaria não foi notificada da paralisação

A SME (Secretaria Municipal de Educação) informou ainda que não foi notificada oficialmente sobre a paralisação. A SME considera que os professores não têm motivo para entrarem em greve, pois as reivindações do Sinte-RN já teriam sido atendidas.
A secretaria destacou que já está cumprindo o terço de hora-atividade extra classe remunerado para os professores com o pagamento de 4 horas extras, a progressão de letras para todos os educadores infantis que tem graduações, melhorias em 145 das 154 escolas do município, e o pagamento R$ 7 milhões relativos às progressões e vantagens dos professores do ensino fundamental que estavam em atraso, além do pagamento de hora extra para os educadores.
A SME informou também que os educadores já estão recebendo 10 horas de atividades extraclasse.
Fonte: UOL Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário