segunda-feira, 14 de abril de 2014

Técnicas para interrogatório

FBI treina policiais gaúchos nesta semana em Porto Alegre

Curso sobre métodos de interrogatórios será ministrado para 47 servidores de diferentes órgãos de segurança

Agentes da Polícia Civil, da Brigada Militar, do Departamento de Gestão do Conhecimento para a Prevenção e a Repressão à Corrupção (Degecor) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) começam, nesta segunda-feira, em Porto Alegre, um curso sobre técnicas para interrogatórios com instrutores do FBI, a polícia federal norte-americana.
O treinamento, que se estende até quinta-feira, é voltado para 47 servidores que atuam em corregedorias, investigando casos internos de corrupção e abuso policial.
De acordo com o coronel Júlio César Marobin, diretor do Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado, o objetivo do curso é melhorar procedimentos de investigação:
— O foco de trabalho desses agentes é interno, atuando na identificação de possíveis desvios de conduta. Serão mostrados procedimentos que podem melhorar a performance das corregedorias dos órgãos de segurança do Estado. Cada instituição vai tirar do curso aquilo que for peculiar a suas atribuições. Embora cada uma tenha suas funções específicas, há áreas de convergência.
Diretor do Degecor, o delegado Jerônimo Pereira, que já participou do curso, em Brasília, ressalta que a atividade traz benefícios, mesmo que as legislações de Brasil e Estados Unidos sejam diferentes. Segundo ele, a qualificação é necessária porque as investigações de corregedores têm suas peculiaridades:
— Via de regra, são casos que não têm testemunhas. Daí, o interrogatório se torna ainda mais importante. É uma oportunidade para nos apropriarmos de métodos do FBI e trazê-los para a nossa realidade, resguardando nossa legislação. O curso instiga nosso policial a pensar sobre como melhorar sua atuação.
Criado em dezembro de 2011, o Degecor recebeu, em média, cerca de 300 denúncias de má conduta por ano em 2012 e 2013, afirma Pereira. A atividade, ministrada em parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a embaixada dos Estados Unidos, será na Academia Integrada da Segurança Pública (Acisp). A abertura será nesta segunda-feira, às 8h30min, com participação do secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e de representantes da embaixada norte-americana.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário