sábado, 14 de março de 2015

                                      A educação e o momento atual que vive nosso País.

O Brasil atravessa um momento de conjuntura delicado, estamos vendo as pessoas, literalmente “em pé de guerra” porquê, por vários anos e por vários governos, não foi dado o devido valor à educação!
Seria cômico, se não fosse triste e preocupante, ver tamanho embotamento da capacidade de discernimento das pessoas, não fosse a gravidade do que está por detrás de vários fatos que poderíamos aqui elencar.
Ver e ouvir por exemplo, pessoas defendendo a volta da ditadura,de forma tão alienada, como se a ditadura tivesse sido algo banal e que esta fosse capaz de resolver os problemas brasileiros e não demonstrarem conhecimento da história contada por quem vivenciou esta mancha na história brasileira é algo de que considero muito grave;
A disseminação de terrorismo, conteúdo sem fundamento, audios alardistas, pelas redes sociais e até pelos veículos de comunicação de massa, com artigos, usando linguagem sublinear, usando os meios subjetivos de inculcação ideológica, reforçando aspectos como o Impeachment, tropas nas ruas, falta de alimentos, volta de militares, corrupção e privatização e isso ser reproduzido pela população sem nenhum senso crítico sobre o conteúdo e da veracidade dos mesmos também é muito preocupante;
Ouço, até mesmo, aqueles que julgo mais esclarecidos, estarem preocupados com um possível confisco da poupança por ter recebido mensagem no whathzap.
Só um povo com pouco esclarecimento se deixa manipular, pelos veículos ideológicos de quem quer atingir seus objetivos de maneira indireta!
Há,na sociedade,hoje, uma evidente,tentativa de golpe da direita reacionária, que tenta influenciar a população através da manipulação subjetiva dos veículos de comunicação de massa e dos redes sociais e que tem se aproveitado do pouco “senso crítico” da população.
Como pode alguém não saber que os chamados “ajustes” na economia não são porque há escandalos de currupção?Que independente de ter ganho Dilma ou Aécio eles ocorreriam?Como pode alguém pensar que Corrupção é defeito de alguns,quando os políticos são os representantes do povo?Desconhecem a história do Brasil?
Como pode alguém ser a favor da privatização quando a recente história brasileira comprovou que a venda do bem público não melhorou os serviços,o dinheiro da venda sumiu e os serviços ficaram mais caros??
Como pode alguém não se importar em pagar por um serviço,como é o caso do IPÊ e buscar por um serviço médico e não encontrá-lo, porque os prestadores,alegando atrasos e falta de reajuste na tabela paga estão se descredenciando?
Como pode um trabalhador não preocupar-se quando recolhe mensalmente um valor alto,considerando seu salário, para a previdenciária e ao chegar próximo de aposentar-se ver aumentar o tempo necessário para trabalhar ou, se conseguir aposentar-se não receber o suficiente para se manter?
Povo educado lê,escuta e filtra as informações.Tem senso crítico e por isso tenho me convencido a cada dia mais da importância de se ter na educação o bem mais caro para um povo; onde bem valorizados, os melhores professores disputam desempenhar suas funções!


                             Cleusa Margarete Werner-Diretora do 20º Núcleo do CPERS

Um comentário:

  1. Edmilson Silva de Oliveira17 de março de 2015 às 11:05

    Parabéns, esclarecedor o seu comentário, queria que mais pessoas tivessem um mínimo de senso crítico. Teríamos então um país com mais educação, mais saúde e segurança, livre de políticos corruptos.

    ResponderExcluir