segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CPERS pressiona e governo recua na publicação de decreto

CPERS pressiona e governo recua na publicação de decreto



O CPERS/Sindicato e os educadores obtiveram uma importante conquista na noite de quinta-feira 29. Pressionado pela direção do sindicato e por conselheiros gerais, o governo recuou da sua decisão de publicar o decreto que provocaria alterações no plano de carreira.

A medida depositava nos ombros dos educadores o peso pela falta de investimentos do poder público na educação. Entre outros, os professores seriam responsabilizados pela evasão escolar.

A direção abriu a reunião afirmando que não poderia discutir sem conhecer o decreto. Criticou o fato de a proposta ter sido apresentada primeiro à imprensa, antes de ser discutida com a categoria.

“Não podemos discutir com uma espada sobre nossas cabeças”, ressaltou a presidente do CPERS/Sindicato, Rejane de Oliveira. A dirigente se referia ao fato de o governo ter afirmado que publicaria o decreto no dia 13 de outubro, sem nenhuma discussão com o sindicato. Autoritária, a medida foi criticada nas últimas semanas.

Apresentado à direção, um documento do governo colocava condições para a discussão. O Sindicato não aceitou e solicitou a reformulação do documento. Ao longo de praticamente cinco horas de reunião, os representantes da Secretaria da Educação entraram e saíram da sala de reuniões pelo menos quatro vezes.

Na primeira destas saídas, o documento foi reformulado. Mas voltou com imperfeições, o que fez com que ele ganhasse uma nova redação. Por volta das 21 horas, o documento ganhou a redação final. Foi quando os dirigentes do sindicato e os conselheiros gerais deixaram as dependências do Centro Administrativo do Estado.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
Fotos: Bruno Alencastro

Nenhum comentário:

Postar um comentário