segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Protesto na manhã deste sábado reuniu servidores federais e educadores estaduais
Educadores da rede estadual e servidores federais em greve realizaram uma manifestação na manhã deste sábado 25, em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.

Sob frio e chuva, o protesto iniciado às 5h da manhã foi encerrado ao meio-dia. Protegidos por lonas instaladas em frente ao acesso principal do parque, os servidores federais anunciaram a continuidade da mobilização por melhores condições de trabalho e de salários e os educadores estaduais deram a sequência à campanha “Tarso joga a palavra no lixo”.

Os policiais rodoviários federais, que realizam a primeira greve em 84 anos, denunciaram que a categoria não recebe adicionais noturnos e de insalubridade. O representante do Andes/SN, que representa a ampla maioria das universidades federais, ressaltou que a entidade não aceita acordos que não atendam os interesses da categoria e da sociedade.



Uma categoria em greve que conseguiu avanços é a dos servidores do IBGE. Entre os avanços estão: pagamento dos 70 dias da greve; correções nas gratificações; e o reajuste salarial. A categoria, no entanto, continua mobilizada pela data-base e plano de carreira e em apoio às demais categorias que permanecem em greve.

Para o CPERS/Sindicato, a unidade tem sido fundamental para que o movimento grevista conquiste avanços. O sindicato lançou, recentemente, a campanha “Tarso joga a palavra no lixo”. A campanha critica o governador Tarso Genro (PT) por não cumprir promessas assumidas com a categoria, como o pagamento do piso nacional para os professores e a criação do piso para os funcionários de escola. A qualidade da educação exige investimentos e valorização profissional, tudo o que está sendo deixado de lado pelo governo gaúcho.
A greve dos servidores federais ressalta a importância da unidade da classe trabalhadora para a manutenção de direitos e para que se avance nas conquistas.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
Fotos: Wesley Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário