quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Greve em dobro pode dificultar pagamento de contas

Funcionários dos Correios no Rio Grande do Sul se juntam aos bancários na paralisação das atividades

Erik Farina e Nestor Tipa Júnior*

erik.farina@zerohora.com.br e nestor.junior@zerohora.com.br

O risco de transtornos causados pela paralisação dos bancários aumentou com a decisão dos funcionários dos Correios no Estado de cruzar os braços. Consumidores e empresas deverão ter mais dificuldades para pagar as contas, por exemplo.

Em assembleia realizada terça-feira à noite em Porto Alegre, o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul (Sintect-RS), que representa 90% da categoria no Estado, aprovou a paralisação por tempo indeterminado a partir de quarta. O Sintect-SMA, que reúne os funcionários dos Correios na região de Santa Maria, tem assembleia marcada para segunda.
Estava prevista a realização de 25 assembleias em diversos Estados terça à noite. Conforme o Sintect-RS, pelo menos 11 sindicatos, entre os quais Rio e São Paulo, decidiram pela greve.
Triagem, recolhimento e entrega de cartas e encomendas devem ser prejudicados no Rio Grande do Sul, segundo o Sintect-RS. E poderá haver restrição nos serviços de Sedex. Os Correios afirmam que isso dependerá do tamanho da adesão. A expectativa do sindicato é de que 70% dos funcionários parem de trabalhar.
Está marcada para as 10h30min de quarta-feira uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. De acordo com os Correios, o objetivo é buscar um acordo coletivo. Os grevistas argumentam que não mudam a decisão de paralisação, pelo menos até que nova proposta seja feita.
A combinação das greves dos bancários, iniciada terça, e dos trabalhadores dos Correios poderá exigir paciência de quem precisa pagar contas ou sacar benefícios. Em busca da retirada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para um tratamento médico, o metalúrgico Sergio Antonio Schmidt esbarrou com o aviso da paralisação na Caixa na Rua dos Andradas, em Porto Alegre.
– Estou sem dinheiro e preciso dessa quantia. A greve atrapalhou o meu atendimento – reclamou.
Em razão da forte chuva que caiu sobre o Estado, praticamente não houve mobilização nas ruas com carros de som e megafones. O único indicativo da greve eram as faixas e cartazes estampados nas portas. Correntistas procuraram os serviços bancários, mas apenas os caixas de autoatendimento funcionaram normalmente, sem o apoio de funcionários.
No Estado, conforme levantamento da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras, pelo menos 163 agências de 1.684 pararam as atividades. Dos 38 sindicatos filiados, 14 ainda estão avaliando se entram em greve.
– Muitos ainda estão vendo a reação em todo o país para depois começar a mobilização, mas também devem aderir ao movimento – disse Jorge Vieira, diretor de comunicação da entidade.
Em todo o país, os bancários informam ter fechado pelo menos 5.132 agências e centros administrativos o que equivale a 23,6% dos 21.713 pontos de atendimento.
*Com agências de notícias
SEM ACORDO
Principais reivindicações e contrapropostas:
Bancários
_ Reajuste salarial de 10,25% (aumento real de 5%) e piso salarial de R$ 2.416,38.
_ Banqueiros oferecem 6% de aumento e piso de R$ 2.014,38.
Correios
Reajuste salarial de 43,7%, para recuperar defasagem desde 1994, e contratação de 30 mil funcionários.
Empresa propõe 5,2% de aumento e contratará 9,9 mil funcionários até abril de 2013.
ALTERNATIVAS NA GREVE DOS BANCÁRIOS
Caixas eletrônicos
Os caixas dentro das agências funcionam até as 22h. Em locais de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam 24 horas. É importante lembrar que os saques noturnos são limitados a R$ 300 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira.
Operações
— Pagamento de contas (não vencidas), agendamento de pagamentos e DOC e pagamento de cartão de crédito.
— Saques, retirada de folha de cheque, depósitos em dinheiro ou cheque, consulta e retirada de saldo/extrato, transferências, saques de benefícios sociais (INSS, PIS/abono salarial, FGTS etc.
— Bloqueio de cartão, empréstimo pessoal (CDC), resgate de investimento e solicitação de débito automático.
Correspondentes
Estão espalhados em todo o país em pontos como supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.
Operações
—Pagamento de contas de água, luz, telefone (com ou sem fatura), tributos municipais e estaduais, boletos de bancos. carnês, INSS/GPS, FGTS-GRF/GRRF/GRDE (com código de barras) e contribuição sindical (em dinheiro).
— Saque de dinheiro e benefícios como bolsa família, INSS, FGTS, seguro desemprego e PIS. O saque com com cartão magnético é limitado a R$ 1 mil ou três transações diárias.
— Depósito em conta corrente ou em conta poupança. A operação limitada a R$ 1 mil ou até três transações por dia.
— Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças, entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
Internet banking
Opção cujo uso cresce a cada ano e com a disponibilidade de cada vez mais serviços.
Operações
— Consultas de saldo, extrato, lançamentos futuros, extrato de compras com cartões de débito, informe de rendimentos, investimento, poupança, aplicações e transações agendadas.
— Pagamentos de Débito Direto Autorizado (DDA), agendamento de pagamento de conta (água, luz, telefone e gás), bloqueto de cobrança DARF/DARF Simples, Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), GFIP-FGTS, GPS-INSS, IPVA, DPVAT, IPTU/, GRCS, ISS, licenciamento de veículos e recarga de celular.
— Transferências entre outros bancos, TED e DOC eletrônico.
— Solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático e empréstimos.
Mobile banking
Para ter acesso a este serviço, o cliente deve baixar o aplicativo (app) da instituição diretamente no celular, a partir do site do banco e das lojas virtuais de aplicativos.
Operações
— Por este canal, geralmente é possível consultar saldos, verificar extratos, contas de investimentos, home broker (compra e venda de ações) e pagar títulos via Débito Direto Autorizado (DDA). O serviço, no entanto, varia conforme a instituição e o relacionamento com o cliente.
Telefone
Todos os bancos oferecem um serviço telefônico por meio do qual o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras.
Operações
—Pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, de contas (água, luz, telefone, gás) e de imposto e taxas.
—Consultas de saldo e fatura do cartão de crédito, entre outros.
RISCO DE PREJUÍZO
Com a greve dos Correios, consumidores podem deixar de receber faturas:
_ Empresas que enviam as cobranças por correspondência postal não são obrigadas a descontar juros e multas por atraso no pagamento.
_ Ainda assim, elas têm de oferecer alternativas para que o consumidor efetue os pagamentos antes do vencimento.
_ Entre as opções, podem estar internet, fax, ida à sede da empresa e depósito bancário.
_ Se você sabe a data do vencimento da conta, entre em contato com a empresa para solicitar outra opção de pagamento.
_ Em caso de prejuízo por causa de atrasos no recebimento de serviços de entregas contratadas, como o Sedex, o consumidor tem o direito de buscar ressarcimento junto a algum órgão de defesa do consumidor.
_ O Débito Direto Autorizado (DDA), serviço bancário disponível desde 2009, elimina a necessidade do boleto impresso e pode ser acessado eletronicamente, sem o risco de extravio da correspondência e a alteração dos dados.
ZERO HORA

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