Veja quais serviços podem ser realizados
durante a greve que começa na terça
Filipe Limas
Porto Alegre - Os bancários de todo o País
anunciaram greve a partir de amanhã. Nas agências que aderirem à paralisação,
os serviços ficarão prejudicados. É bom ficar atento, pois as contas devem
continuar sendo pagas em dia. O coordenador executivo do Procon-RS, Cristiano
Aquino, alerta que as contas não terão alteração nas datas de pagamento. “O
banco tem mecanismos alternativos, como lotéricas e a própria Internet, que
possibilitam que o consumidor faça o pagamento”, explicou.
Hoje ocorrem assembleias para organizar a
paralisação. A greve não tem prazo para acabar. Entre outros pedidos, os
bancários reivindicam reposição da inflação mais 5% de aumento real e piso de
R$ 2.416,38. Os banqueiros oferecem reajuste de 6% e 0,58% de aumento real.
NÃO PERCA SEUS COMPROMISSOS
Caixas eletrônicos - Os terminais de autoatendimento permitem se realizar qualquer operação
bancária, inclusive saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial,
FGTS, etc.), entre outros. Há uma limitação quanto a valores. Por razões de
segurança, os limites para retiradas nos ATMs são bem inferiores aos feitos na
“boca do caixa” da agência, e depende de banco para banco. Os saques noturnos
são limitados a 300 reais.
Correspondentes - São supermercados, casas
lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam
durante o horário comercial. Por esse canal é possível realizar as seguintes
operações: pagar contas (água, luz e telefone, tributos municipais e estaduais
e boletos de bancos); sacar dinheiro e benefícios (bolsa família, aposentadoria
etc); depositar (em conta corrente ou em conta poupança); além de consulta de
saldos e extratos de contas correntes e poupanças e até outras consultas.
Banco por telefone - Todos os bancos oferecem serviço telefônico gratuito por meio do qual
o cliente pode tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras,
como por exemplo pagamento de boletos não vencidos, contas de consumo (como
água, luz, gás, telefone), consulta de saldos e pagamentos de impostos.
Consulte o 0800 de seu banco.
Internet - A Internet é um dos
canais de atendimento bancário que mais cresce. Esse canal vem sendo
constantemente aprimorado para oferecer cada vez mais serviços. No Internet
Banking, é possível realizar pagamentos (boletos não vencidos), consultar
saldos e extratos, desbloquear cartões e acompanhar extrato e limites, pagar
impostos e recarregar celulares pré-pagos.
Cartão de débito - É um meio de fazer
pagamentos de forma rápida. Substitui o uso de dinheiro ou cheque porque
geralmente é aceito em vários tipos de comércio.
Fonte: Febraban
Diário
de Canoas
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