segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Ufrgs publica novo edital de inscrição para vestibular 2013

Estudantes têm até 5 de novembro para se candidatar a uma vaga

Os cerca de 40 mil candidatos inscritos no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) devem consultar, a partir desta segunda-feira, o novo edital para inscrição. O documento elaborado pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperse) complementa e retifica as normas anteriores do concurso, conforme a Lei das Cotas. O edital foi publicado no Diário Oficial da União de hoje e estará disponível também no site do vestibular.
 
Pelas novas regras, serão reabertas as inscrições da 0h desta terça-feira até as 23h59min do dia 5 de novembro. Candidatos que tiveram sua inscrição efetuada e confirmada pela Coperse, conforme o primeiro edital, deverão fazer reopção dentro da modalidade em que se enquadrarem. Já quem ainda não se inscreveu terá uma nova oportunidade. Candidatos que concorrem pelo sistema universal e não pretendem alterar a opção, não precisam fazer nova inscrição.
 
O vestibular da Ufrgs, que havia encerrado as inscrições no dia 21 deste mês, mesmo com a reabertura de prazo manterá a data das provas no período de 13 a 16 de janeiro, nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé. Neste vestibular, continuará ocorrendo reserva de 30% das vagas de todos os cursos de graduação ao Programa de Ações Afirmativas. Com a adequação à nova legislação, a reserva de vagas exige de todos a conclusão do ensino médio em escola pública.
 
As cotas serão subdividas em quatro modalidades conforme o critério de renda e registro de autodeclaração étnico-racial (negro, pardo ou índio). Outra mudança importante é que antes a Ufrgs exigia metade do ensino fundamental e todo o médio no ensino público. Agora para habilitar-se às cotas, basta a conclusão do ensino médio completo em instituição pública para disputar vaga de cotista.

Correio do povo

29/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário