Sistemas de plantão de dúvidas na internet atraem docentes para um novo nicho de mercado, onde é possível trabalhar em casa e complementar a renda mensal
Esclarecer
as dúvidas de um aluno sem ter como usar gestos ou desenhos na lousa. Tentar
entender o seu perfil e o nível de explicação necessária considerando apenas
como a pergunta é formulada. Este é um desafio que um número crescente de
professores está enfrentando graças aos sistemas de plantões de dúvidas via
internet que vêm sendo criados recentemente. A maior vantagem para os
profissionais é poder trabalhar em casa e, dependendo do caso, em horários
alternativos ou horas livres.
Criado
no final de 2012, o site Professores de Plantão usa a mão de obra de alunos de
mestrado e doutorado de instituições de ensino, como a USP e a Unicamp, e não
oferece vínculo empregatício. "É uma maneira de estes estudantes terem um
ganho extra", diz Erica Lais Hoeveler, sócia do site. Ela explica que os
professores recebem pelas horas trabalhadas no esclarecimento de dúvidas dos
alunos e são remunerados apenas pelas perguntas que respondem.
Quando
um aluno entra com uma dúvida, o sistema busca um professor especialista naquele
assunto para que possa ensiná-lo. Segundo Erica, em um mês no ar, o site tem
500 alunos cadastrados e mais de mil professores. "Os educadores se
inscrevem on-line também, nós conferimos as informações curriculares enviadas e
então liberamos o acesso para que possam responder aos alunos", explica.
Pagamento
por tempo
O
site tem o Facebook como ferramenta de acesso. O aluno se cadastra e compra um
tempo de serviço, como funciona, por exemplo, com a telefonia pré-paga. O valor
contratado pode ser utilizado para o esclarecimento de dúvidas em qualquer uma
das matérias oferecidas: Matemática, Biologia, Língua Portuguesa, História,
Geografia, Atualidades, Física e Química.
Erica
conta que a ideia de criar o site surgiu a partir de uma situação pessoal de
sua sócia, Cinthia Gaban, que estava estudando Estatística para um concurso
público. "Ela não conseguia resolver uma questão e também não conseguia
encontrar pela internet um professor da área que pudesse esclarecer sua dúvida
naquele dia", lembra. Como as duas estudavam há algum tempo uma
alternativa para investir em um negócio próprio, começaram a desenvolver o
projeto de um site para esclarecimento de dúvidas dos alunos online. O foco
inicial são alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, mas há um
crescimento na procura entre aqueles que estão prestando vestibular e concurso.
"A grande facilidade deste público é que muitos já têm cartão de crédito e
não dependem de um responsável para inscrevê-los no nosso serviço", afirma
Erica.
Jornada
de trabalho
A
empresa tem o apoio da incubadora de negócios da Telefonica/Vivo, que fez um
investimento inicial de US$ 50 mil e também presta apoio ao Professores de
Plantão. Outros grupos já investem em sites semelhantes, em que os alunos podem
ter contato rápido com um professor, seja para ajudar em um plano de estudos,
seja para esclarecer uma dúvida imediata de quem está estudando para uma prova,
vestibular ou concurso. A meta é que o aluno tenha sempre o seu problema
resolvido em prazos inferiores a 24 horas.
Segundo
Gabriel Alexandre Costa, um dos fundadores do Professores On-line, o site
atende hoje a seis escolas privadas, duas secretarias municipais de Educação e
a estudantes que contratam o serviço diretamente pelo site. Ele afirma que são
50 mil alunos cadastrados no serviço de plantão de dúvidas. "Desenvolvemos
a proposta do site porque muitos estudantes não podem contar com os pais para
ajudar no esclarecimento de dúvidas no momento dos estudos. Eles também têm
dificuldades de encontrar, mesmo na internet, ajuda específica em determinadas
matérias para que possam estudar ou fazer as tarefas que foram passadas na sala
de aula", explica.
Apoio
específico
Quando
uma escola ou prefeitura contrata o serviço, existe também a possibilidade de
que o site ofereça material didático e de apoio específico para os alunos
daquela instituição. O serviço é oferecido para estudantes a partir do 6o ano
do ensino fundamental e é muito procurado também por quem está prestando
vestibular ou concursos. Diferentemente do Professores de Plantão, o
Professores On-line contrata os profissionais, que cumprem uma jornada de
trabalho mensal, com um horário preferencial para o plantão. Conforme a jornada
de trabalho de cada um, os professores são informados via e-mail e SMS quando
uma dúvida da área de sua especialidade é postada. O prazo máximo para que a
dúvida seja esclarecida é de 24 horas por contrato, mas Gabriel afirma que
atualmente o tempo máximo na prática é de 6 horas. Além de ajudar a resolver
exercícios e esclarecer dúvidas, os professores de Língua Portuguesa também
avaliam redações e textos que são enviados pelos alunos.
Perfil
profissional
O
perfil de profissionais que trabalham para o site são professores jovens, com
convívio no ambiente de internet, facilidade de responder de forma clara por
escrito e experiência na sala de aula. "Após a contratação, eles recebem
um material de treinamento e passam por um período de testes, em que suas
respostas são analisadas por orientadores, só depois disso é que passam a
responder diretamente aos alunos", explica Gabriel.
A
professora de Língua Portuguesa Ana Lúcia Martins trabalha há um ano no Professores
On-line. Segundo ela, o maior desafio do sistema de trabalho é entender pela
pergunta qual é o nível de aprofundamento necessário para responder àquele
aluno que apresentou a dúvida. "Os professores respondem sem saber quem é
o aluno e precisam entender as necessidades deles apenas com base na maneira
como a dúvida foi apresentada. Não existe uma resposta pronta, temos de nos
adaptar às necessidades de quem está do outro lado", explica. Ela conta
que, salvo raríssimas exceções, as perguntas apresentadas não exigem uma
pesquisa específica do professor para sua resposta. "Isso é mais comum de
acontecer na análise de textos escritos pelos estudantes, que podem ter um tema
bastante específico que o professor não domina. Neste caso, ele precisa ter informações
sobre o assunto para poder analisar melhor a qualidade do texto",
exemplifica.
Ana
Lúcia diz que o professor não dá nota para as redações que recebe, mas analisa
como o aluno abordou o tema, a coerência, a adequação, além de apontar erros de
ortografia e gramática e propor modificações que melhorem a qualidade do texto
escrito. Em literatura, as principais dúvidas são relacionadas aos livros de
leitura obrigatória para os vestibulares.
Língua
estrangeira
A
inclusão das línguas Inglesa e Espanhola é um dos diferenciais da Escola 24
Horas, dirigida pelo professor Severino Félix da Silva. O portal foi criado em
2000 com o conteúdo em textos, vídeos e exercícios interativos, como uma forma
de reforço. O site também oferece áreas específicas de auxílio a professores e
pais. A ideia de oferecer um plantão de esclarecimento de dúvidas fez parte do
desenvolvimento do portal. Silva conta que o site contrata os professores para
uma jornada de trabalho semanal e que eles são remunerados pelo tempo de
trabalho independentemente de esclarecerem dúvidas dos alunos nestes horários
ou não. "Em horário normal, das 7 horas às 23 horas, 90% das perguntas são
respondidas em menos de 20 minutos", afirma. Ele explica que o processo de
contratação é semelhante ao que é usado nas escolas e que cada disciplina tem
seu coordenador. "No início, após passar por um treinamento, o professor é
acompanhado em suas respostas por um colega mais experiente", diz. Todos
os professores participam de duas reuniões presenciais anuais.
O
professor de Física Carlos Eduardo Deodoro Rodrigues trabalha na rede pública
de ensino do Rio de Janeiro e na Escola 24 Horas. Ele afirma que a experiência
na internet o tem ajudado a incorporar o uso de novas tecnologias também na
sala de aula, mas seu ganho profissional mais importante é o aperfeiçoamento na
capacidade de traduzir sua explicação em palavras de forma clara e objetiva.
"Geralmente, os alunos de uma sala de aula têm dúvidas e dificuldades
semelhantes, quando trabalhamos na internet são estudantes de todo o Brasil,
com uma diversidade muito maior", afirma.
Características
dos sites
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Doutor em Educação, o professor Cipriano Luckesi acredita
que o sistema de plantão de dúvidas on-line pode ser eficiente em
determinadas circunstâncias, como a própria necessidade do aluno. "Caso
as necessidades estejam limitadas a informações e/ou operações mentais,
funciona sim; para aprendizagens que exigem estágio supervisionado,
não." Ele lembra ainda que a ferramenta pode ser útil dependendo da
presteza do atendimento e da própria capacidade do aluno de estudar e
aprender individualmente, através de um diálogo interativo com o professor
virtual. "É preciso que o sistema de reforço tenha educadores
capacitados para atender o aluno no momento da sua necessidade; que tenha
recursos on-line com capacidade de interatividade imediata e paciência do professor
on-line para atender as necessidades individuais do aluno", afirma.
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Fonte: revistaeducacao.uol.com.b
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