quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Que vergonha: maioria dos funcionários de hotéis ganha de 1 a 1,5 salário

A mão de obra do setor hoteleiro é, em sua maioria, de mulheres. Mais da metade do total dos trabalhadores ganha de 1 a 1,5 salário mínimo. E a rotatividade é alta, segundo estudo feito pelo Dieese. O estudo será usado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) para embasar uma rodada de negociações entre governo, empresários e trabalhadores para melhorar as condições de trabalho.



O presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, diz que a discussão ganha força no cenário de novos hotéis previstos até 2016, período em que serão realizadas a Copa do Mundo de Futebol, a Copa das Confederações e a Olimpíada. "Reivindicamos melhores condições de trabalho, redução da precariedade no setor, trabalhando mais a formalidade, e melhores salários, pois há uma diferença salarial de homens e mulheres no setor hoteleiro. A rotatividade também é alta", afirmou Araujo. Segundo ele, duas reuniões já foram realizadas para debater o assunto. Um terceiro encontro poderá acontecer na semana que vem. 

A pesquisa do Dieese, com dados de 2011, mostra que 53,5% dos trabalhadores do setor hoteleiro recebem entre 1 e 1,5 salário mínimo, ou até R$ 817,5 por mês. Apesar de a fatia de pessoas que recebem menos de um salário ser baixa, de 6,3% do total, essa parcela é superior aos 5,1% que ganham até 3 salários mínimos por mês. Em 2011, dos 308.487 trabalhadores do setor, 180.074 eram mulheres. Os 128.413 restantes eram homens. Do total de empregados, 21,7% ocupavam o posto de camareiros, roupeiros e afins. As mulheres são a maioria entre os trabalhadores que recebem até 2 salários mínimos, segundo o levantamento do Dieese. 

A maior diferença está na faixa de 1 a 1,5 salário mínimo, com 66%. Os homens respondem por 34% dessa faixa salarial. "Ainda que as mulheres sejam a maioria entre os trabalhadores do setor de hospedagem, elas estão empregadas majoritariamente nas funções que recebem os menores salários", disse o estudo do Dieese. A alta rotatividade dos funcionários é outra característica dos hotéis. A pesquisa do Dieese mostra que 41,4% do total de empregados tem até um ano de emprego. A fatia dos que têm mais de cinco anos é de 18,6%. O nível de escolaridade também preocupa o Contracs, disse Araujo. Segundo o Dieese, 43,2% dos trabalhadores do setor hoteleiro têm o ensino médio completo. A fatia dos empregados que têm o fundamental completo é de 20,6%. As parcelas das pessoas que têm o superior incompleto e superior completo são, respectivamente, de 2,8% e 4,4%.

editor Saúde&Previdência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário