terça-feira, 30 de abril de 2013


Internet ruim faz professores tirarem pouco proveito de tablets

Na maioria das escolas o sinal de internet é de má qualidade e têm pouca capacidade

Canoas  - O que era para provocar uma revolução nas aulas do Ensino Médio das escolas estaduais está virando dor de cabeça para os professores. Como na maioria das escolas o sinal de internet é de má qualidade e têm pouca capacidade, os tablets entregues pela Secretaria Estadual da Educação acabam sendo subaproveitados.
Os equipamentos vieram sem cabos de conexão a projetores, por exemplo, fazendo com que os professores tenham que gastar para conseguir tirar o mínimo de proveito dos dispositivos móveis dentro da sala de aula. “A saída tem sido organizar o material em casa e trazer pronto para a escola. Aqui quase não consigo acessar a internet no tablet, impedindo o uso on-line dos aplicativos”, comentou a professora de História Cisane Bordin, da Escola Estadual de Ensino Médio André Puente, localizada no Centro.
Professoras se dizem frustradas
Praticamente sem conseguir usar o tablet entregue há duas semanas pelo Estado, a professora Sônia Maria Fernandes da Silva se diz frustrada. A colega Lúcia Bolzan acrescenta que a ferramenta seria excelente se viesse com os acessórios e se o sinal de internet fosse bom. “Para navegar no computador da escola já é difícil, imagina com o tablet na sala de aula”, comenta.
Parceria para melhorar o sinal
Como se não bastasse ter internet de apenas 1 mega para toda a escola, o serviço é inconstante na André Puente. Para resolver o problema a direção busca parcerias. “Estamos em contato com uma empresa para colocarmos sinal via rádio, mais potente”, diz a vice Maria Luciana Carlos Benites.
Problema se repete em outras escolas
Embora tenham acesso a uma rede de internet sem fio com 2 mega de velocidade, os professores da escola Miguel Lampert também não conseguem utilizar os tablets como gostariam.
A diretora Joice Feller diz que o sinal é fraco e instável. “Seria inviável utilizar um tablet por turma ao mesmo tempo”, garante. Os professores da escola Marechal Rondon receberão os aparelhos só em junho, mas a direção se diz preocupada com o problema. “Ainda não sabemos como vamos fazer”, diz a vice da tarde Cristina Colares.

Fonte: Diário de Canoas

Um comentário:

  1. Coisa do Governo ... Nunca fazem sua parte por inteiro ... Adianta propagandiar que professores da Rede estão recebendo Tablets para melhorar o andamento pedagógico das aulas, se as Escolas não tem uma rede wi-fi adequada.

    Sofremos isso na Escola Miguel Gustavo, em Sapucaia do Sul, mas não com Tablets, ams sim com o Programa "falecido" do Governo Federal PROUCA (Um Computador por aluno).

    Temos cerca de 230 computadores e uma internet com velocidade de 2 megas. Adianta? Imagina trabalhar em sala de aula com 30 laptops ligados, mais a sala de aula do professor do lado ... Imagina 100 computadores ligados ao mesmo tempo ... A expressão "carroça" é pouco para tal situação e a Escola não tem autonomia para solicitar uma mudança de velocidade, pois o belo Governo federal libera 2 megas ...

    Mundo de Governos empobrecidos ... Governos sem noção do que é um Escola e suas múltiplas funções!!!

    ResponderExcluir