sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Alunos são obrigados a fazer o Cartão Canoas Saúde para poder estudar


Medida tem fins eleitoreiros e deve abastecer Prefeito com dados cadastrais das famílias nas próximas eleições
O Cartão Canoas Saúde foi criado em 2012 como uma ferramenta necessária para os canoenses serem atendidos no sistema de teleagendamento de consultas médicas nos postos de saúde. Além disso, é claro, o cartão serve para coletar dados de cada cidadão, que podem ser importantíssimos no período de campanha eleitoral.

Só que à medida que os meses foram passando, a má fama do teleagendamento não contribuiu para que o número de cadastros aumentasse, como planejado, e agora a Prefeitura tem uma nova estratégia para alcançar seus objetivos de campanha política: obrigar crianças a se cadastrarem no sistema para poderem ser matriculadas na rede pública de ensino.

Na última quarta-feira, 20, nossa equipe de reportagem visitou a UBS Praça do Avião e presenciou dezenas de pais e crianças amontoados em uma pequena sala de espera, aguardando para o cadastro dos alunos. Os pais não entendiam o motivo da Prefeitura exigir o cadastro e quando perguntavam às atendentes, ouviam respostas como: “Porque é ordem da secretaria” ou “Porque é necessário”. Respostas vazias que só aumentavam o descontentamento das famílias que aguardavam ali.

As razões eleitoreiras ficam claras, embora não sejam admitidas e a população fica à mercê dos mandos e desmandos de seu imperador Jairo Jorge. Se não é possível conseguir os cadastros dos eleitores através dos adultos, usar as crianças para chegar aos dados dos pais passou a ser válido. Isso é uma estratégia que mostra que a corrida eleitoral está iniciada e que vale literalmente de tudo para chegar ao eleitor.

O que diz a Prefeitura
Questionado sobre o motivo da obrigatoriedade do cartão para se realizar a matrícula, a Prefeitura respondeu em nota: “A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas informa que a solicitação de uso do cartão Canoas Saúde tem o objetivo de qualificar o acesso da população aos serviços oferecidos pelo sistema público, inclusive aos estudantes Importante destacar que, hoje, já são mais de 200 mil canoenses que aderiram ao Canoas Saúde”.
Fonte: O Timoneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário