sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Com faixa para Dilma, docentes protestam durante inauguração no RS

Os docentes carregavam bandeiras cobrando o piso dos professores e investimentos em educação Foto: Daniel Favero  / Terra
Docentes ligados ao Centro dos Professores (Cpers-Sindicato) do Rio Grande do Sul foram barrados pela polícia quando se dirigiam para o local onde a presidente Dilma irá inaugurar a BR448, na manhã desta sexta-feira, em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre.
Munidos com bandeiras, cobrando o piso dos professores e investimentos em educação, o grupo de aproximadamente 50 pessoas foi interceptado próximo do local onde acontece o evento por agentes da Brigada Militar, que montaram uma barreira, ajudados ainda pela tropa de choque.
O Cpers cobra do Estado o cumprimento da lei do piso, que prevê um salário básico (sem as vantagens) de R$ 1.567 para uma jornada de 40 horas semanais. Atualmente, o RS paga o pior salário aos seus professores em comparação com o resto do País – um docente com o ensino médio recebe R$ 977,05. O governo argumenta que, embora não cumpra o piso, aprovou reajustes que chegarão a 76,68% em quatro anos.
A BR-448, conhecida como rodovia do Parque, é uma ligação entre a BR 116, RS 118 e a BR-290, criada como alternativa para desafogar o tráfego na região metropolitana, responsável por 40% do PIB do Estado, e onde está localizado o terceiro polo industrial mais importante do País. Por meio de um anel rodoviário a estrada vai ligar os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Canos e Porto Alegre, recendo tráfego da Serra, Vale dos Sinos, Caí e Paranhana.
A estimativa é de que a média de tráfego seja de 37,5 mil veículos por dia, com expectativa de redução de 40% no volume de automóveis que circulam pela BR-116, uma via considerada bastante problemáticas pelo volume de tráfego diário. A 448 terá 22,3 quilômetros de extensão, que incluem uma ponte estaiada de 168 metros, com torres de 75 metros de altura.
Fonte: Site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário