quarta-feira, 12 de março de 2014

Falta de regras para substituição de professores deixa escolas sem aulas

Escolas da rede estadual começaram o ano letivo sem docentes em algumas disciplinas


Escola na Zona Norte da capital está sem professor de português desde dezembro, após aposentadoria
Foto: Paulo Rocha  / Rádio Gaúcha

A falta de um regramento para a substituição de professores que solicitam transferência e a burocracia são alguns dos motivos para a periódica falta de professores na rede estadual. Hoje, se um professor solicitar a mudança para outra escola e encontrar vaga, o processo imediato faz com que a primeira instituição fique sem docente, às vezes por período indeterminado. Os constantes pedidos de transferências são uma das razões pela qual a Secretaria Estadual da Educação não divulga balanços sobra a falta de professores, já que o número muda diariamente.
Outro motivo que leva escolas a ficarem sem docentes são os pedidos de aposentadorias ao final do ano letivo. Atualmente, um professor que sabe em dezembro que será aposentado só constará oficialmente nessa condição a partir do ano letivo seguinte, após as férias. Conforme a coordenadora adjunta da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Lucia Wendland, a mudança nos processos de transferências e aposentadorias está em avaliação.
"Nós não podemos fazer alterações de professores durante as férias. Mas estamos pensando na Secretaria da Educação em fazer algumas alterações, talvez estabelecer uma época para os pedidos e não haver, assim, essas movimentações", explica Lúcia Wendland.
O problema da aposentadoria foi verificado na manhã desta quarta-feira (12) pela reportagem da Rádio Gaúcha, na escola de Ensino Fundamental Brigadeiro Lima e Silva, no Bairro Itati, na Capital. A escola comunicou em dezembro que ficaria sem um professor de português para quatro turmas. Desde o início do ano letivo, em 24 de fevereiro, os alunos dessas turmas sem professor têm outras atividades ou são orientados a chegar mais tarde na escola.
A promessa da Coordenadoria de Educação de Porto Alegre é de que o professor de português seja substituído até sexta-feira. 
Fonte: http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/falta-de-regras-para-substituicao-de-professores-deixa-escolas-sem-aulas-no-rs-84900.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário