quinta-feira, 13 de março de 2014

Greve dos Correios será julgada hoje pelo TST

Paralisação já dura mais de um mês


Mais de um mês após o início da greve dos Correios, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) realiza hoje, às 15h30, o julgamento que pode encerrar a paralisação de carteiros em todo o País. O TST irá julgar se a alteração feita pelos Correios na gestão do plano de saúde dos funcionários, que se chamava Postal Saúde e passou a ser Correios Saúde infringe a clausula 11 do acordo firmado entre sindicatos e a empresa em paralisação anterior. 

“Se a decisão nos for favorável, podemos retornar amanhã ao trabalho”, afirma o delegado sindical de Novo Hamburgo, José Augusto Garcia. Uma assembleia geral será realizada após o julgamento para decidir se a paralisação continua. Segundo os Correios, em levantamento realizado ontem, seguem atrasadas em torno de 100 mil correspondências no Estado. O número foi reduzido em mutirão realizado no fim de semana.

Entenda

Uma alteração no plano de saúde dos funcionários dos Correios, que não poderia ser feita segundo decisão apresentada em paralisação anterior dos trabalhadores, teria sido o estopim para a greve que teve início no final de janeiro.

Os entregadores também protestam contra o trabalho no turno da manhã, quando o calor das primeiras semanas de fevereiro chegou a 40 graus. 

Segundo o levantamento feito ontem pelos Correios no Estado, dos 8,6 mil empregados, 943 permanecem na paralisação, o que representa 10,91% dos trabalhadores.

Em Novo Hamburgo, o delegado sindical José Augusto Garcia afirma que a situação atinge 90% dos empregados. “Os funcionários que fazem são de outras unidades, mas está sendo priorizada a triagem”, diz.


Fonte: Diário de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário