quarta-feira, 25 de junho de 2014

Programa Mesadinha ensina educação financeira a crianças e adolescentes de Caxias do Sul

Aplicativo gratuito idealizado pelo Instituto Elisabetha Randon já é adotado em três escolas da cidade
Programa Mesadinha ensina educação financeira a crianças e adolescentes de Caxias do Sul Roni Rigon/Agencia RBS
Com o aplicativo Mesadinha, a professora Graziela Bonato ensina truques de economia ao alunos do Projeto Florescer, das empresas Randon. Na foto, Graziela e a aluna Eduarda Sens de SouzaFoto: Roni Rigon / Agencia RBS
Por meio de um jogo simples, em que o exército dos gastos trava uma batalha contra o exército da economia é a forma encontrada pelo Instituto Elisabetha Randon (IER), fundação ligada às empresas Randon, de Caxias do Sul, para ensinar educação financeira a crianças e adolescentes.  

Por meio de um aplicativo, o programa Mesadinha ensina a garotada a gerenciar receitas e despesas. Os dados lançados podem ser facilmente visualizados em forma de um mapa com os exércitos. Quando o aluno insere uma receita, uma parte do globo é pintada de verde, já quando é lançada uma despesa, a cor que aparece é vermelha. 

Assim, é possível identificar rapidamente como obter o controle do orçamento. 
O programa já é adotado na Escola Estadual Abramo Randon, além das municipais Dezenove de Abril e Américo Ribeiro Mendes, parceiras do IER, e também será trabalhado com estudantes atendidos pelo Programa Florescer, das empresas Randon. Há intenção ainda de oferecê-lo à Secretaria Municipal de Educação, para utilização em outros estabelecimentos de ensino. 

Em sala de aula, o Mesadinha pode ser trabalhado em conjunto com temas curriculares como a matemática, por exemplo. Sob o conceito "webapp", o aplicativo é gratuito e compatível com todas as plataformas (computadores, tablets e smartphones), está alocado na internet e não requer instalações, facilitando o acesso do usuário.

— Nosso propósito é ensinar brincando e dentro da realidade das crianças, estimulando-as a administrar suas finanças desde cedo, o que será importante para elas agora e também no futuro — explica Maurien Randon Barbosa, presidente do Instituto Elisabetha Randon.

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Elisabetha Randon, Jeanine Pacholski, a entidade também vem trabalhando nas escolas a Campanha Consumo Saudável. A ideia é instrumentalizar professores para que trabalhem a educação financeira em suas disciplinas. A iniciativa já foi implantada nas escolas Abramo Randon, Américo Ribeiro Mendes e na Nova Esperança, do Desvio Rizzo.
Acesse o programa Mesadinha no site www.mesadinha.com. Para participar, 
basta fazer o cadastro.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário