sexta-feira, 27 de julho de 2012

SUPERMERCADOS
Se estiver vencido, troque sem pagar
Campanha convida clientes a fiscalizar e economizar

Você tem o hábito de verificar o prazo de validade de cada produto que compra no supermercado? Se a resposta for não, pode estar perdendo dinheiro desde quarta-feira, quando começou a valer a Campanha Validade em Dia. A iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) e do Procon de Santa Maria prevê que o consumidor que encontrar qualquer produto fora do prazo de validade tem o direito de receber outro em troca sem pagar nada.

– Nos inspiramos em uma campanha que existe em São Paulo. A intenção do setor é demonstrar que queremos ser o mais transparentes possível – afirmou o presidente do Sindigêneros, Gilberto Cremonese.

– Esperamos que o consumidor seja cada vez mais fiscalizador – afirma o coordenador do Procon local, Vitor Hugo do Amaral Ferreira.

Cartazes e painéis identificam os estabelecimentos que aderiram à campanha, como estabelecimentos das redes Super, Vivo e Peruzzo. Outros associados do Sindigêneros ainda avaliavam a possibilidade de fazer parte da campanha. A assessoria da Walmart, dona do Big, Nacional e Maxxi Atacado, informou que está preparando as unidades locais para a adesão à campanha, que entrará em vigor no dia 6 de agosto. O Carrefour do Centro não retornou o contato do Diário. A direção do Atacadão afirma que participa de campanha semelhante em outros Estados, mas somente hoje informaria o posicionamento da unidade de Santa Maria.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente que encontrar um produto ainda pode denunciar o estabelecimento para o Procon e a Vigilância Sanitária Municipal, órgãos fiscalizadores. As sanções aos estabelecimentos vão desde multa até a cassação do alvará.

A Campanha do Sindigêneros vale por prazo indeterminado.


Diário de Santa Maria

Um comentário:

  1. O PROCON deveria estender a campanha em todo o Rio Grande do Sul!

    ResponderExcluir