terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Grevistas paralisam trens pelo quarto dia consecutivo

Novamente parados às 8h30min, composições só devem retomar atividades às 17h30min

Grevistas paralisam trens pelo quarto dia consecutivo Guilherme Santos/Especial

Paralisados pelo quarto dia consecutivo, o serviço de trens é mantido nos períodos de pico, conforme acordo realizado entre grevistas e Trensurb junto ao Ministério Público de Trabalho (MPT). Nesta segunda-feira, as composições funcionaram entre as 5h30min e 8h30min, e devem retornar entre as 17h30min e 20h30min.

Leia mais
Sem acordo, Trensurb funcionará em horários de pico
Reunião entre grevistas e Trensurb com o MP do Trabalho termina sem acordo
Metroviários tomam os trilhos na estação Mercado e interrompem trensurb

Na sexta-feira, primeiro dia da greve dos metroviários, uma nova reunião entre as partes terminou sem acordo. Para amenizar o transtorno da população, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) disponibiliza mais de 300 ônibus para atender cidades como Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. 
O acordo que mantém o funcionamento dos trens nos horários de pico foi firmado entre os envolvidos e o Ministério Público do Trabalho na última quarta-feira, após decisão da categoria sobre o início da greve. Caso houver descumprimento, o sindicato será multado em R$ 70 mil. 

Segundo o secretário-geral do Sindimetrô-RS, Clóvis Pinheiro, a principal reivindicação é a redução dos valores do plano de saúde dos funcionários e dependentes, que sofreu reajustes nos últimos anos. Ele diz que uma das propostas sugeridas pela categoria pede que a empresa pague 80% do valor do plano de saúde, 30% a mais do que hoje é concedido aos beneficiários. .

Reivindicações do Sindimetrô
— Redução do valor do plano de saúde: em outubro, a Unimed reajustou o valor do plano em 45%. Enquanto isso, a Trensurb concedeu aumento de 6,49% aos funcionários. O valor cobrado é dividido entre empresa e servidor, 50% para cada.

— Aumento de efetivo: áreas como a de segurança nas estações estaria desfalcada de funcionários

— Contratos por concurso: categoria alega que 90% das equipes da área de manutenção é formada por funcionários terceirizados.
Fonte: ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário